Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) concluíram a empreitada na Avenida da Liberdade, em Pêro Pinheiro, de remodelação de redes de drenagem de águas residuais (domésticas e pluviais) e de abastecimento de água. A intervenção representou um investimento no montante de 385 mil euros.
As obras tiveram lugar num troço da Estrada Nacional 9, denominada de Avenida da Liberdade, e complementaram os trabalhos realizados na Avenida 25 de Abril. Esta empreitada visou a resolução do problema da acumulação de águas pluviais que se verificava na Avenida da Liberdade, aquando de períodos de precipitação mais intensa, pelo que implicou a remodelação da rede de drenagem até à zona de descarga na linha de água na Avenida 25 de Abril. Em simultâneo, foram renovadas as redes de abastecimento de água, incluindo ainda os ramais domiciliários, e de drenagem de águas residuais domésticas.
Também na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, os SMAS de Sintra concluíram a empreitada de construção da rede de águas residuais em Camarões, num investimento de cerca de 750 mil euros, e que contemplou, ainda, a remodelação das condutas de abastecimento de água e ramais domiciliários.
Em Aruil, os SMAS de Sintra concretizaram a construção do emissário de ligação ao sistema de saneamento da Águas do Tejo Atlântico, em Covas de Ferro/Albogas, que foi instalado ao longo da margem da Ribeira da Ponte, um afluente da Ribeira de Pinheiro de Loures. Um investimento de 275 mil euros, para servir cerca de 1.780 habitantes.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.