Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) mantém a certificação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, respeitante ao abastecimento de água, saneamento de águas residuais urbanas e recolha e transporte de resíduos urbanos, após a renovação do reconhecimento por parte da APCER-Associação Portuguesa de Certificação da manutenção do cumprimento das normas ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão de Qualidade), ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001:2019 (Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho).

Após a realização de auditoria, em novembro último, a entidade certificadora APCER considerou que estavam reunidas as condições para a renovação dos certificados de conformidade, que foram entregues ao diretor delegado, Carlos Vieira, numa cerimónia informal de reconhecimento de que os SMAS de Sintra cumprem os requisitos normativos e as disposições regulamentares e legislativas nas três áreas de atuação.

Acompanhado por chefia e técnicas superiores da área da auditoria, diretor delegado, Carlos Vieira, recebeu os certificados entregues pela responsável da APCER-Associação Portuguesa de Certificação, Catarina Courela

Os SMAS de Sintra são certificados de acordo com a norma ISO 9001:2015, que tem por objetivo a melhoria contínua do desempenho dos serviços e a satisfação do cliente; a norma ISO 14001:2015, que revela o compromisso com a melhoria do desempenho ambiental; e a norma ISO 45001:2019, relativa à redução de riscos de acidentes e doenças profissionais e melhoria da satisfação e motivação dos trabalhadores.

A equipa auditora destacou, como pontos fortes e boas práticas da atuação dos SMAS de Sintra, a aposta contínua na redução das perdas de água, em que foi atingido em 2022 o valor mais baixo de sempre (17,7%), com o objetivo já delineado de, até ao final de 2025, se atingir os 15%, assim como a realização de estudo do recurso à dessalinização, como mecanismo de emergência para fazer face a situações extremas de escassez de água.

Foi enaltecida ainda “a capacidade e competência dos operacionais que se encontram a desempenhar as suas tarefas no terreno”, “o empenhamento na melhoria do Sistema de Gestão Integrado” e “as melhorias implementadas desde a última auditoria”, com uma referência especial ainda ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que foi alargado a todo o território do concelho de Sintra em outubro de 2022 e já mobiliza cerca de 50 mil pessoas.

Criados em 9 de maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 195 mil clientes. Estes serviços municipalizados vão investir, no período entre 2024 e 2028, cerca de 76,6 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Atualizado a 15/01/2024