No Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio), instituído pela UNESCO para contribuir para a reflexão em torno das questões ambientais e, em particular, da separação de resíduos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) dão mais um passo para a valorização dos biorresíduos, ao avançarem com um sistema de recolha exclusiva para empresas e entidades, por se tratarem de grande produtores de restos alimentares. Os SMAS de Sintra vão ceder contentorização para esse efeito, de menor ou maior capacidade de acordo com os quantitativos de biorresíduos produzidos, e adquiriram uma viatura específica, que representou um investimento na ordem dos 250 mil euros.

Após a implementação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos para o sector doméstico, que foi alargado a todo o concelho de Sintra no início do último trimestre de 2022, os SMAS de Sintra voltam a inovar ao avançarem com uma recolha exclusiva para empresas e entidades, para potenciar a recolha de grandes quantidades de biorresíduos. Para o efeito, adquiriram uma viatura, com capacidade de 15 metros cúbicos, que se destina à recolha a efetuar junto de agentes económicos do setor da restauração, assim como instalações de cariz educativo e social, como escolas e instituições particulares de solidariedade social. A nova viatura está equipada com sistema de lavagem de contentores, para além de permitir a elevação e basculamento de contentores de vários tipos (de 120 a 1.100 litros).

A viatura destina-se à remoção, compactação, transporte e descarga de resíduos orgânicos, provenientes dos circuitos de recolha em vários pontos do concelho, e a sua aquisição consta da Operação “Sintra e os Biorresíduos”, que beneficia de financiamento do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Representando um investimento de cerca de 670 mil euros, a Operação “Sintra e os Biorresíduos” arrancou em 2021, após a implementação, no final de 2020, de um projeto piloto na freguesia de Rio de Mouro, e abrangeu 75 mil pessoas, no território da Freguesia de Colares e algumas localidades da União das Freguesias de Queluz e Belas, Freguesia de Rio de Mouro, Freguesia de Algueirão-Mem Martins e União das Freguesias de Sintra. No início de outubro de 2022, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos foi alargado a todo o concelho de Sintra. Os biorresíduos recolhidos são valorizados e transformados em composto orgânico, para fertilização dos solos agrícolas, ou energia elétrica a partir do biogás produzido.

A aquisição da viatura vai permitir efetuar a recolha de biorresíduos no setor da restauração e similares, em que cada estabelecimento aderente recebe contentores para promover a separação dos resíduos, com capacidade variável e ajustada ao seu potencial de produção. Numa primeira fase, serão abrangidos 300 estabelecimentos das freguesias de Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro e Sintra. A nova viatura vai permitir, ainda, dar resposta ao Programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental, abrangendo quase 400 estabelecimentos de restauração e 120 entidades do setor não doméstico nas Uniões das Freguesias de Massamá/Monte Abraão e Queluz/Belas e, posteriormente, o sistema será alargado a todo o concelho de Sintra, à semelhança do que está a suceder no setor doméstico.

Atualizado a 17/05/2023