Já se iniciaram as obras de construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cabrela, um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) de cerca de 660 mil euros. Com um prazo de execução de 365 dias, a ETAR de Cabrela vai complementar a construção da rede de drenagem de águas residuais de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela que se encontra em curso e representa um investimento de 1 milhão e 600 mil euros.
A futura ETAR de Cabrela vai localizar-se a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela, ocupando uma área de implantação de 2.545 m², tendo sido projetada para dar resposta às necessidades de saneamento de cerca de 900 pessoas.
A solução de tratamento a adotar será um processo por biomassa em suspensão, por lamas ativadas em vala de oxidação, com as águas residuais tratadas a serem encaminhadas para um afluente da ribeira de Cabrela, através da construção de um coletor de ligação da ETAR à linha de água.
“A ETAR de Cabrela vai permitir o tratamento das águas residuais domésticas provenientes das povoações de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, o que se vai traduzir numa significativa melhoria em termos ambientais para esta zona da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem (UFSJLT)”, realça Carlos Vieira, Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, após visita às obras. “Este é mais um passo no âmbito do plano de investimentos dos SMAS de Sintra no território da UFSJLT, que ascende a mais de 22 milhões de euros, e abrange, também em curso, a construção do subsistema de saneamento de Areias e Alvarinhos, num investimento de dois milhões de euros, que contempla igualmente a construção de uma nova ETAR”, frisa Carlos Vieira, que recorda ainda que a empreitada do subsistema de Barreira, São Miguel e Funchal, no valor de cerca de 1 milhão e 100 mil euros, foi recentemente concluída.
A intervenção dos SMAS de Sintra em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela está a decorrer a bom ritmo, abrangendo a construção de uma rede de coletores com cerca de 4,5 quilómetros, contemplando, ainda, a remodelação da rede de abastecimento de água. Esta empreitada insere-se num projeto mais vasto que incluiu a construção das redes de Godigana e Carne Assada, um investimento de 1 milhão e 728 mil euros, que beneficiou cerca de 450 habitantes.
A rede de drenagem é constituída por duas bacias, incluindo a rede de coletores, uma estação elevatória de águas residuais em Casal de Cabrela e a construção das ETAR de Godigana e Cabrela. A ETAR de Godigana está em atividade e representou um investimento de 400 mil euros.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 191 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2022 e 2026, mais de 71 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.