Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) associaram-se à campanha de sensibilização “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e pela Agência Portuguesa do Ambiente, que visa sensibilizar para a importância de promover o uso eficiente da água. O arranque da divulgação da campanha, por parte dos SMAS de Sintra, está a ser concretizado durante a realização do Sintra Portugal Pro, evento que reúne na Praia Grande, entre 5 e 11 de setembro, os melhores atletas do circuito mundial de bodyboard. A campanha alerta que basta um minuto para que se poupe 120 milhões de litros de água, o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de portugueses.

Inserida no âmbito do Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca, a campanha alerta para o contributo de cada cidadão para minimizar as consequências da situação de seca severa e extrema que atinge cerca de 90% do território nacional. Com presença na comunicação social e em outros meios de divulgação, a campanha apresenta conselhos no sentido da redução do consumo deste recurso essencial à vida, com pequenas mudanças a traduzirem-se em grandes poupanças.

Disponíveis no Portal da Água (Grupo Águas de Portugal) e no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/feche-a-torneira/), os conselhos passam, entre muitos outros,  por fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se faz a barba; assegurar que não existem fugas de água; evitar lavar a roupa ou louça à mão com água corrente e utilizar um alguidar ou o lava-louça; adequar a rega à necessidade das plantas; fechar a torneira enquanto se ensaboa no banho; aproveitar a água da lavagem de frutas e legumes para regar as plantas; certificar que as torneiras são bem fechadas; controlar os gastos de água; não usar a sanita como caixote de lixo; comprar eletrodomésticos mais eficientes, regar as plantas nas horas de menor calor; e optar por um posto de máquinas de lavagem automática para lavar o carro.

Explorando o conceito de “tempo”, a campanha, desenvolvida em parceria com a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e financiada pelo Fundo Ambiental, alerta que uma torneira aberta durante um minuto pode gastar até 12 litros de água e, se cada português mantiver essa torneira aberta desnecessariamente, esse gesto traduz-se num desperdício de 120 milhões de litros de água. Um volume de água que garante as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.

Os SMAS de Sintra estão fortemente empenhados em contribuir para a poupança e uso eficiente da água e, nos últimos anos, têm reduzido o volume de água não faturada, de 30,9% em 2014 para 18,3% em 2021, estabelecendo a meta dos 15% em 2025. Sintra está apostado ainda em se assumir como um concelho de referência ao nível do reaproveitamento das águas residuais tratadas, para utilizações como a rega de espaços verdes, lavagem e higienização de contentores e limpeza e desobstrução de contentores. Os SMAS de Sintra já reaproveitam cerca de 6% da água residual tratada nas ETAR do concelho (que recebem um total de 5 milhões de m3 de águas residuais), quando a média nacional de cifra em 2%.

Atualizado a 19/09/2022