Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão participar em diversas iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Criança (1 de junho) e do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), com a dinamização de atividades de educação e sensibilização ambiental, destinadas a toda a família, mas, em particular, aos mais pequenos. Já na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, o destaque recai nos eventos agendados para o Parque Urbano de Casal de Cambra, numa iniciativa da junta de freguesia local. No sábado, dia 4 de junho, vai ter lugar a Aldeia Medieval da Criança, no Centro Carlos Paredes (São Marcos), enquanto o domingo, 5 de junho, está reservado para a festa do Dia Mundial da Criança (e do Ambiente) que vai ter como palco o Jardim da Anta, em Agualva.

Em Casal de Cambra, no parque urbano local, entre as 10h00 e as 17h00 de sexta-feira, as comemorações do Dia Mundial da Criança vão contar com a participação de cerca de 350 crianças. Os SMAS de Sintra vão dinamizar as atividades “Jogo do Ambiente”, “Plástico à Vista” e “Jogo da Compostagem”, que, além de darem a conhecer as áreas de atuação dos serviços municipalizados – abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos -, pretendem potenciar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população em geral. No “Plástico à vista”, os participantes são convidados a trazer um artigo de plástico de casa, que será transformado através de equipamentos de uma unidade móvel em matéria-prima e em novos produtos, passando a mensagem da Economia Circular. No final, será oferecido a cada participante um produto produzido com plástico reutilizado.

Em São Marcos, no sábado, das 10h00 às 18h00, o Centro Carlos Paredes vai ser palco da Aldeia Medieval da Criança que, além de recuar no tempo, promete proporcionar um conjunto de atividades de natureza ambiental. A par de demonstrações de voo de aves de rapina (Falcões no Oeste), das 11h00 às 12h00 e das 17h00 às 18h00, esta iniciativa vai receber a atividade  “Pinturas com Solo”, em que a criatividade vai utilizar amostras de solo de várias proveniências, através do recurso a água e cola. Os SMAS de Sintra vão proporcionar, ainda, a possibilidade dos mais pequenos assistirem a cinema imersivo, no âmbito da atividade “Playnetário”, com filmes projetados a 360º num planetário portátil, relativos a temáticas como a importância e poupança do recurso água, ciclo da água e alterações climáticas. A Aldeia Medieval da Criança vai contar com múltiplas atividades, desde escalada, karts a pedais, tiro com arco, jogos de feira, insufláveis, passeios de burro, oficinas, teatro e música e animação por bobos da corte.

No Jardim da Anta, em Agualva, a comemoração do Dia Mundial da Criança e do Ambiente, que vai decorrer entre as 11h00 e as 18h00, vai contar com a dinamização de diversas iniciativas ambientais, como as atividades “Plástico à Vista”, “Pinturas com Solo”, “Jogo da Compostagem” e, ainda, “Nem todo o lixo é lixo”, que, neste caso, confere especial enfoque à correta separação dos resíduos e à reciclagem. Destaque ainda para pinturas faciais, em torno da temática do ambiente, abordando questões como o ciclo urbano da água, a preservação do ambiente, criação de hábitos de separação de resíduos e o uso incorreto de equipamentos sanitários. A iniciativa, que contará ainda com insufláveis e um lanche, é organizada pela União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e pelos SMAS de Sintra e conta com o apoio dos Valdevinos-Teatro de Marionetas.

Os SMAS de Sintra vão estar presentes ainda, durante o fim de semana, no Festival Imaginário (4 e 5 de junho), na Quinta da Ribafria (Sintra), e na 7.ª Grande Corrida de Veículos Movidos a Energia Solar VS Solar Challenge (5 de junho), nas instalações do Real Sport Clube, em Monte Abraão.

Atualizado a 01/06/2022