
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) assinalaram, esta quinta-feira, dia 22 de maio, o 79.º aniversário. Para assinalar esta efeméride, os SMAS de Sintra realizaram uma cerimónia de homenagem aos trabalhadores, em que foram entregues as medalhas de bons serviços e dedicação aos colaboradores dos SMAS de Sintra com 25 e 40 anos, assim como os trabalhadores que se aposentaram em 2024. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, dos vereadores Maria Piedade Mendes e Pedro Ventura, que integram o Conselho de Administração, assim como do vice-presidente da Câmara, Bruno Parreira, e do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.
- Aposentados 2024
- Carlos Barreleiro
- António Raposo
- Ana Maria Mendes
- Irene Paliotes
- António Sobral
- Maria Margarida Bahuto
- Francisco Bahuto
- Mariete Oliveira
- Francisco Repsina
- Elisa Candeias
- Vítor Grilo
- José Filipe Monteiro
- Vítor Pires
- Pedro Piteira
- Arnaldo Carvalho
- Carlos Pascoal
- 40 anos de serviço
- José Augusto Nunes
- João Manuel Morais
- Luís Bernardino
- José Carlos Afonso
- 25 anos de serviço
- António Hermenegildo
- Sérgio Lopes
- Ana Paula Oliveira
- Ermelinda Sousa
- Ana Valentim
- Mónica Morais
- Sara Aparício
- Tiago Moura
- Paulo Cunha
- António Vieira
- Eliana Cruz
- Paulo Sousa
- Paulo Brito
- Elsa Ferreira
- Jorge Madeira
- Filipe Pimenta
Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com cerca de 198 mil clientes, servindo uma população de mais de 385 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km2. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.
A criação dos SMAS de Sintra, há 79 anos, assentou em dois momentos chave: A 9 de maio de 1946, a Câmara de Sintra resgatou a concessão do abastecimento de água. O executivo camarário, presidido pelo engenheiro Carlos Santos, aprovou a “municipalização dos Serviços de Águas e Esgotos do concelho regidos por um conselho de administração”. Um ano antes, a 5 de agosto de 1945, tinha ocorrido a rescisão de contrato com a Companhia das Águas de Sintra, celebrado em 1922, já com a intenção de passar o abastecimento de água para a esfera do município.
A 22 de Maio de 1946, foi publicado em Diário de Governo o Decreto-Lei n.º 35.653, onde se determinava que a Câmara Municipal de Sintra promovesse “o resgate da atual concessão do abastecimento de água daquela vila e o melhoramento e ampliação do respetivo sistema (…) enquanto o abastecimento do concelho de Sintra será explorado pela respetiva câmara municipal, sob o regime de serviço municipalizado”.
Volvidos 79 anos, os SMAS de Sintra pretendem afirmar-se, cada vez mais, como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência.