Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) realizaram um webinar de apresentação dos resultados da Campanha “Sintra Vidro + Vidro”, uma iniciativa financiada pela Sociedade Ponto Verde, que visa aumentar os indicadores de recolha seletiva de vidro. Abrangendo a sensibilização de um total de 200 empresários da restauração da sede do concelho (Canal HORECA), a campanha traduziu-se em 136 adesões, a quem foram entregues contentores de 120 litros, no sentido de fomentar a separação seletiva do material que se assume como 100% reciclável. A campanha contemplou, ainda, sessões de sensibilização aos alunos da Escola Secundária de Santa Maria, envolvendo 1.000 estudantes, para que os mais jovens transmitam a mensagem a familiares e amigos,

Para além de sensibilizar para a separação seletiva do vidro, sem necessidade de proceder à sua lavagem, a campanha alerta para os materiais que não devem ser depositados nos ecopontos verdes, como loiças e cerâmicas, vidro plano (janelas, por exemplo), cristais e espelhos, lâmpadas e frascos de medicamentos, porque a matéria-prima destes objetos é diferente da usada no vidro de embalagem, não podendo ser reciclada da mesma forma. A mistura destes resíduos no ecoponto verde contamina e inviabiliza a reciclagem das embalagens de vidro.

A campanha arrancou nos tradicionais festejos de São Pedro, no final de junho, com a ação “Reciclar com Tradição: Recolha de Vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”. Na Praça D. Fernando II, nas festas do padroeiro do concelho de Sintra, foram dinamizadas iniciativas de sensibilização em espaço público e comercial, incluindo de animação, com recurso a uma mascote, a simbolizar “uma garrafa XXL”. A ação “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro” decorreu, a partir de julho, junto de 200 estabelecimentos do Canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria) da zona da Portela de Sintra, Estefânia, Vila Velha e São Pedro de Sintra. Para além de sensibilizar para a separação deste material, a campanha contemplou a cedência gratuita de contentores de 120 litros.

Os comerciantes que recusaram a adesão à campanha, cerca de 60, justificaram que não dispunha de espaço para acolher a contentorização, mas sublinharam a potencialidade dos equipamentos. A vantagem destes contentores, para o transporte de vidro até ao ecoponto verde, foi muito valorizada pelos aderentes que, diariamente, depositam meio contentor (60 litros) no vidrão. A expetativa em torno desta campanha, que passou ainda pela sua divulgação em MUPI e outdoors do concelho, é reforçar a recolha seletiva do material, tendo como metas a reciclagem de 65% das embalagens colocadas no mercado até 2025 e 70% até 2030.

A campanha “Sintra Vidro + Vidro” é financiada pela Sociedade Ponto Verde, no âmbito do programa de financiamento “Juntos a Reciclar++”, com a ação I (“Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro”) a receber um financiamento de 18.852,21€ e a ação II (“Reciclar com Tradição: Recolha de vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”) a beneficiar de financiamento no valor de 16.697,46€.

Atualizado a 16/01/2026