“SOS Planeta” é o título da nova exposição patente no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos. A abertura da exposição, dedicada à temática do ambiente e da sustentabilidade, decorreu esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, e contou com a presença de cerca de 30 alunos do 5.º ano da Escola D. Carlos I (Sintra), que tiveram oportunidade de participar em atividades lúdicas, como experiências, demonstrações científicas e jogos interativos, em que ficaram a conhecer as consequências negativas que resultam de comportamentos do ser humano face à Natureza, mas também medidas a adotar para a preservação de diferentes ecossistemas.

Aprender a fazer escolhas ambientalmente saudáveis, rentabilizar os recursos naturais e valorizar os resíduos urbanos, assente no reaproveitamento, reutilização e reciclagem, são os desafios colocados aos mais pequenos, numa exposição experimental que visa sensibilizar e preparar as crianças para um mundo mais saudável, através de uma abordagem construtiva e prática, com os respetivos conteúdos em consonância com os programas curriculares do 1.º e 2.º Ciclos.

Na abertura da exposição, que estará patente até 24 de março, marcou presença o vice-presidente da Câmara de Sintra, Bruno Parreira. O também responsável pelo pelouro da Educação no município sintrense, além de destacar o carácter interativo da exposição, sublinhou a importância do futuro Museu da Água e Resíduos, que será uma realidade ainda este ano, por constituir um polo museológico “que serve para explicar a todos, não só às crianças, mas a todos, a importância da sustentabilidade ambiental e da preservação do meio ambiente”.

Também Pedro Ventura, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e membro do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, realçou a importância da exposição. Segundo o autarca, dirigindo-se aos petizes, “o mais relevante é que possam aprender, com estes jogos, a importância da proteção do Planeta e que, no fundo, se assumam como Guardiões do Ambiente, para que, quando chegarem à vossa casa, incentivem os pais, por exemplo, a fazer a reciclagem”.

Dividida em duas áreas, a Zona Verde (Ecologicamente sustentável) e a Zona Cinza (Poluída por gases e detritos lançados pelas indústrias e petroleiros), a exposição possibilita o acesso a diversas atividades, como “Papel Semente”, em torno da reciclagem de papel; “Jogo da Separação”, relativo à triagem de resíduos; “Mar de Plástico”, que aborda a temática dos oceanos; “Bioplástico”, com produção de plástico ecológico; e “Maré Negra”, que simula um derrame de petróleo.

Particularmente direcionada ao público escolar, a Exposição “SOS Planeta” enquadra-se no âmbito da missão do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, o futuro Museu da Água e Resíduos, que se pretende afirmar como uma referência na área da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científica e tecnológica, no âmbito dos ciclos urbanos da água e dos resíduos.

À semelhança das atividades já realizadas no espaço, desde que passou para a gestão dos SMAS de Sintra, também esta exposição se enquadra no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (agenda das Nações Unidas para 2030), neste caso, em particular, no âmbito do ODS 13, relativo à Ação Climática, que aponta os caminhos a seguir para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Espaço SMAS – Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos)

Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19

Telefone: (+351) 219 247 730.

E-mail: reservas@smas-sintra.pt

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira e feriados)

Atualizado a 01/02/2024