“Pretendemos que cada trabalhador seja um embaixador dos SMAS de Sintra”. O objetivo foi enunciado pelo Diretor Delegado, Carlos Vieira, durante a mesa redonda em que participou no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2021), que decorreu em Vilamoura na passada semana (23 a 26 de novembro). “Gestão e valorização das pessoas: desafios e oportunidades” foi o tema em cima da mesa que contou, ainda, com a participação de representantes da Águas de Portugal e da empresa Boyden Portugal. Uma das apostas dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), nesta vertente dos recursos humanos, passa por envolver os mais de 1000 trabalhadores no espírito de missão da organização: a prestação de um serviço público de qualidade à população de Sintra nas três áreas de atuação: abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.
Para compensar alguns constrangimentos próprios de entidades da Administração Pública, os SMAS de Sintra têm adotado um conjunto de mecanismos de melhoria das condições de trabalho dos colaboradores.
“Além da medicina do trabalho, da enfermagem e apoio psicológico, criámos, há algum tempo, um serviço de medicina curativa, o que nos permitiu proporcionar uma resposta na área da saúde, a todos os colaboradores dos SMAS de Sintra”, enunciou Carlos Vieira. “Criámos, ainda, um novo serviço de fisioterapia e reabilitação, especialmente para trabalhar na área dos acidentes de serviço, que são uma preocupação e com o qual nos deparamos no dia a dia”, acrescentou este responsável, que destacou que este novo serviço, ao longo do primeiro semestre de 2021, “permitiu reduzir cerca de 40% dos dias perdidos com acidentes de trabalho”.
Houve, ainda, uma preocupação em fomentar a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. Para o efeito, foram desenvolvidas ações de formação/sensibilização e auscultação que envolveram todos os trabalhadores dos SMAS, informando dos mecanismos de conciliação já existentes e incentivando a proposta de novas medidas conciliadoras. A aposta na formação é também um desígnio dos SMAS de Sintra, desde logo através da Formação Inicial, em que cada novo trabalhador é acolhido por uma equipa multidisciplinar que, além de facilitar o processo burocrático de admissão, aborda diversas temáticas como segurança e saúde no trabalho; cultura organizacional; ética e deontologia profissionais; e sensibilização para o Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambiente e Segurança. Esta formação inicial será complementada por um período de formação “on-job” para acompanhar cada trabalhador no correspondente período experimental. “Os SMAS de Sintra desenvolvem várias iniciativas no sentido de permitir que os seus trabalhadores possam atualizar os seus conhecimentos”, salientou o diretor delegado.
A mesa redonda abordou, também, os mecanismos a desenvolver no sentido de assegurar a retenção de talentos nas organizações. Uma questão que está na agenda dos SMAS de Sintra e que, para esse efeito, pretendem envolver os trabalhadores reformados, promovendo a continuidade da relação afetiva com a organização.
A comemorar o 75.º aniversário, assumindo-se como a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com mais de 190 mil clientes, os SMAS de Sintra pretendem assumir-se como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência. Para concretizarem este desiderato, os SMAS de Sintra contam com o contributo de cada um dos seus trabalhadores, procurando que cada um seja conhecedor das prioridades e portador da missão e dos valores subjacentes à sua atividade, ao serviço da população do concelho de Sintra.
“É extremamente importante que os nossos trabalhadores, na área do abastecimento de água, tenham conhecimento que o nosso objetivo é continuar a reduzir as perdas de água”, frisou Carlos Vieira, que aproveitou a ocasião para enunciar a evolução a que se assistiu, nos últimos anos, de diminuição das perdas de água, que passou de 30,9% em 2014 para 18,4% em 2020. Este responsável adiantou o objetivo de “chegar a valores na casa dos 15%, embora não seja fácil para uma entidade gestora com mais de 1800 km de rede”. No domínio do saneamento, com uma cobertura na ordem dos 95%, “é fundamental que os trabalhadores dos SMAS de Sintra saibam que existe um plano para cobrir os 5% que faltam, atualmente assegurado com recurso a fossas sépticas, prosseguindo a expansão do sistema”. Também na área dos resíduos, acentuou, “o objetivo é continuar na linha que temos seguido e, nos próximos anos, continuar a aumentar a recolha seletiva e aprofundar projetos de recolha de biorresíduos”. No fundo, concluiu Carlos Vieira, “pretendemos que cada trabalhador seja um embaixador dos SMAS de Sintra”.