
No próximo sábado, dia 31 de maio, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar mais uma edição do projeto Sintra Edu Green STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). O projeto vai culminar com uma mostra de produtos tecnológicos e partilha de experiências, que vai ter lugar no Centro Lúdico de Massamá, entre as 10h00 e as 12h00, e uma corrida de veículos movidos a energia solar, pelas 14h00, na pista do Real Sport Clube de Massamá. Os SMAS de Sintra vão reforçar as preocupações ambientais da iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra, através da cedência de contentorização de recolha de resíduos, assim como potenciar a redução de produção de resíduos com distribuição de recipientes reutilizáveis de abastecimento de água, para além da instalação de bebedouro no sentido de assegurar a disponibilização de água aos participantes no projeto.
O projeto assume uma vertente pedagógica, sensibilizando para a educação ambiental e para a sustentabilidade, promovendo ações relativamente à importância de fontes de energia alternativas. assim como proporcionar atividades inovadoras ao nível da aprendizagem e aquisição de competências sócio emocionais. Pretende, ainda, assumir-se como mobilizador de práticas educativas promotoras de diminuição da pegada ecológica, dando origem a produtos inovadores na área, por exemplo, da energia solar, mas também no domínio da tecnologia de combustão a hidrogénio.
Implementado ao longo do corrente ano letivo, através da construção ou adaptação de veículo solar ou o desenvolvimento de produto tecnológico na área das energias renováveis, o projeto mobiliza a participação de 10 agrupamentos escolares: AE Agualva Mira Sintra; AE Algueirão; AE D. João II (São Marcos), AE D. Maria II (Cacém); AE Leal da Câmara (Rio de Mouro); AE Miguel Torga (Massamá); AE Monte da Lua (Sintra), AE Professor Agostinho da Silva (Casal de Cambra) AE Queluz Belas e AE Ruy Belo (Monte Abraão). Participam ainda dez equipas de cursos profissionais de escolas secundárias, que dinamizam projetos em áreas técnicas, para além de duas equipas de alunos da Escola de Segunda Oportunidade e uma equipa da Carlucci American International School of Lisbon. Com o objetivo de incutir o mais cedo possível as noções de sustentabilidade, o projeto conta, ainda, com a participação de três equipas de turmas do 1.º Ciclo, cujos protótipos vão ser apresentados antes da corrida de veículos movidos a energia solar.
O projeto Sintra Edu Green STEAM é dinamizado pela Câmara Municipal de Sintra e conta com o apoio do Centro de Formação de Escolas NOVAFOCO, SMAS de Sintra, Real Sport Clube de Massamá e Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, que, neste caso, dinamizou ateliês de competências STEAM a todos os alunos participantes no projeto em que ministrou conhecimentos subjacentes à tecnologia nas áreas da programação, robótica e inteligência artificial.