Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) apoiam a realização do FestivalCorpo.2023, que vai ter lugar no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de abril, na Quinta da Ribafria, em Sintra. Em 13.ª edição, o evento é promovido pela associação “Ai! A Dança” e conta com o apoio, para além dos SMAS de Sintra, da Câmara Municipal e da Fundação CulturSintra. A decorrer das 10h00 às 19h00, nos dois dias, o evento pretende-se assumir como o maior encontro de dança de entrada livre a nível nacional, estando prevista a participação de três mil bailarinos, divididos por cerca de 180 estruturas artísticas.
Palco Internacional, Espaço Workshops, Passadiço (Live Acts & Happenings), Espaço Artesanato & Lazer e Exposição de Artistas Plásticos “O Corpo” são as cinco áreas que compõem o recinto. O Palco Internacional será o polo central do FestivalCorpo.2023, apresentando a Mostra de Danças ao longo de sábado e domingo e, na manhã do primeiro dia (10h30 às 12h00), a palestra internacional “A Dança no Mundo”, que contará com intervenções de especialistas nacionais e internacionais.
O FestivalCorpo.2023 coincide com a comemoração do Dia Internacional da Dança, que se assinala este sábado, numa efeméride criada em 1982, pela UNESCO, tendo por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes mundiais da dança. A celebração do Dia Internacional da Dança visa evidenciar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.
À semelhança do que tem acontecido com múltiplos eventos, de natureza social, recreativa e desportiva, os SMAS de Sintra associam-se ao FestivalCorpo.2023 e proporcionam a existência de condições com vista à correta deposição e separação dos resíduos, contribuindo, assim, para a fruição do espaço da Quinta da Ribafria, transformada neste caso numa autêntica “Quinta da Dança”, e potenciando as suas características ímpares em termos ambientais e patrimoniais.