
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes na 1. ª edição do Festival Vila dos Animais, que vai decorrer este sábado, dia 21 de junho, no Parque Urbano 25 de Abril de 1974, em Casal de Cambra. Com organização da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, em parceria com a Vetcat&dog, o evento, que vai ter lugar entre as 10h00 e as 18h00, vai contar com a adoção de animais, demonstrações, atividades para toda a família, incluindo insufláveis, e a recolha de bens para animais. O evento vai contar com a presença de diversas entidades, incluindo o Sítio dos Animais de Sintra, que vão demonstrar as suas atividades em prol do bem-estar animal: Entregatos-Associação de Proteção a Gatos Errantes; Associação Olhogato e Companhia; Associação Bigodes Fofos; e Associação Aldeia de Gatos de Sintra; e NAAAS – Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra.
Para além da dinamização de um jogo lúdico-pedagógico de sensibilização para as causas ambientais, os SMAS de Sintra vão divulgar a campanha solidária “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” que, desde outubro de 2023, alia os princípios da sustentabilidade com uma causa solidária, ao fomentar, por um lado, a reutilização de têxteis e/ou a sua valorização para produção de novas fibras e, por outro lado, a adoção e o bem-estar animal. Através de uma abordagem emocional, a campanha procura sensibilizar os munícipes para a importância de adotar comportamentos mais conscientes e solidários, com a valorização e reutilização de têxteis a traduzir-se na produção de camas, aconchegantes e confortáveis, para presentear quem adote um amigo de quatro patas.
Desenvolvida em parceria com o Sítio dos Animais de Sintra, a campanha vai alargar horizontes e, por cada adoção realizada neste festival, será oferecida uma cama produzida a partir da reutilização de resíduos têxteis. Recorde-se que esta campanha solidária enquadrou-se no âmbito do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, que resulta de uma parceria entre o Município de Sintra (CMS/SMAS de Sintra) e a To Be Green (Universidade do Minho). Um projeto que constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos têxteis, transformando estes resíduos em recursos, desviando-os do encaminhamento para aterro e contribuindo para que materiais, aparentemente em fim de vida, possam dar origem a novos produtos.