Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar, mais uma vez, o Festival Imaginário, que vai decorrer, no próximo fim de semana, no cenário natural da Quinta da Ribafria. Um evento que alia as artes, a família, a natureza e, este ano, a liberdade (em torno dos 50 anos do 25 de abril), promovido pela Byfurcação-Associação Cultural e que conta ainda com o apoio da Câmara de Sintra, da Fundação CulturSintra e da União das Freguesias de Sintra. No domingo, às 11h00, os SMAS de Sintra vão proporcionar uma demonstração de voo de aves de rapina, a cargo dos Falcões no Oeste, sensibilizando para a necessidade de preservação da biodiversidade e da proteção de espécies que, em alguns casos, se encontram em risco de extinção.
“O Festival Imaginário é um lugar onde os sonhos se tornam realidade. Com uma programação repleta de atividades emocionantes, espetáculos deslumbrantes e uma atmosfera acolhedora, este evento foi criado especialmente para atender às necessidades de toda a família. Desde os pequenos exploradores aos avós aventureiros, todos encontrarão algo para se encantar”, salienta a organização, que promete uma extensa variedade de atrações: “desde o emocionante “Suspensório Musical, um verdadeiro parque de diversões especial e diferente de tudo o que já experimentou, aos espetáculos de teatro, música, dança e circo, dos contadores de histórias aos diversos workshops”.
Com portas abertas das 10h00 às 23h00 no sábado e das 10h00 às 17h00 no domingo, com preços diários que variam dos 5 euros (3 aos 12 anos) aos 10 euros (a partir dos 13 anos), o Festival Imaginário vai contar, entre outros motivos de interesse, com atividades permanentes, como contos, um parque lúdico sonoro (o Suspensório Musical), atividades na floresta, jogos tradicionais e uma oficina sustentável, pelo defensor do ambiente e fotógrafo profissional Nuno Antunes que, em 2022, teve patente, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, a exposição “Splash-Dá um mergulho no mar de lixo!” que explorava o potencial artístico de resíduos recolhidos nas praias de Sintra.
Para além da cedência de contentorização de recolha seletiva de resíduos, inclusive de biorresíduos, os SMAS de Sintra vão disponibilizar um reservatório, com água potável para os visitantes, que poderão recarregar energia em espaços dedicados a descanso e convívio familiar. Também para toda a família, a manhã de domingo será, então, marcada pela demonstração de voo de aves de rapina, com miúdos e graúdos a terem contacto direto com alguns exemplares, sendo explicadas as principais características destes animais, numa atividade que procura sensibilizar para a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas e para o risco de extinção de algumas espécies devido à ameaça do homem.
Ainda com o Dia Mundial da Criança como mote, no próximo sábado, os SMAS de Sintra vão estar presentes nas comemorações que vão decorrer no Jardim da Anta, em Agualva. Neste caso, além da divulgação dos projetos ambientais em desenvolvimento, serão promovidas diversas atividades de educação e sensibilização ambiental, com destaque para a dinamização do puzzle sobre o Ciclo Urbano da Água, entre as 11h00 e as 18h00. No período da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, serão realizadas pinturas faciais, com a palhaça Patanisca a sensibilizar para as questões da preservação do Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou corporal, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até um trabalho mais elaborado.