Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) continuam a sensibilizar para a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos nos festejos em honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que decorrem até domingo em São João das Lampas. Para além do setor doméstico, os SMAS de Sintra cederam contentorização específica aos empresários de restauração e cafetaria no sentido da separação na origem dos restos alimentares. Ainda por estes dias, os SMAS de Sintra apoiam o Festival Clarão, que tem como palco a Quinta da Ribafria (até domingo), e a segunda edição do Festival da Sardinha, que tem lugar entre esta sexta-feira e domingo na Praia Grande.

Em São João das Lampas, decorrem as Festas em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel e, até domingo, ainda há muito para ver. Para esta sexta-feira, além da atração principal de Cláudia Martins & Minhotos Marotos (22h30), o programa contempla o Festival de Folclore, com as atuações dos ranchos folclóricos Etnográfico Saloio do MTBA, As Vendedeiras Saloias de Sintra e As Lavadeiras do Sabugo, a partir das 21h00. No sábado, a noite será marcada pelo concerto de José Cid e os festejos encerram com a atuação de Matay, no domingo, pelas 22h00, culminando com o espetáculo de fogo de artifício. Durante a tarde de domingo, pelas 15h00, terá lugar a eucaristia em honra de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da freguesia, seguida de procissão.

No recinto nas festas, no largo principal de São João das Lampas, os SMAS de Sintra contam com um espaço próprio de sensibilização para as questões ambientais, com destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Os visitantes vão poder aderir ao sistema que, para além de benefícios ambientais (em que a valorização dos restos alimentares dá origem a um composto orgânico e à produção de energia), atribui um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

Na Quinta da Ribafria, também até ao próximo domingo, os SMAS de Sintra apoiam, com a cedência de contentorização para a separação seletiva e a disponibilização de água potável, a realização do Festival Clarão, um evento multidisciplinar que junta, num mesmo espaço, mais de 150 artistas, formadores, membros de associações e feirantes, oferecendo uma programação cultural direcionada para a juventude. Ao longo destes dias, a programação abrange diversas iniciativas, como concertos, debates, performances, exposições, instalações, cinema e oficinas que vão dar a conhecer novos artistas de dentro e fora do concelho de Sintra, criando um espaço de reflexão e expansão em termos culturais. O festival tem entrada livre.

Após o Sintra Bodyboard Pro Fest que culminou no domingo, os SMAS de Sintra voltam a apoiar um evento na Praia Grande, desta vez a segunda edição do Festival da Sardinha, um certame promovido pela Junta de Freguesia de Colares em parceria com a Associação dos Concessionários das Praias de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra. A decorrer das 12h00 às 22h00, o Festival da Sardinha constitui um momento de dinamização da economia local e vai promover uma iguaria com muitos apreciadores.

Atualizado a 13/09/2024