Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar mais uma edição do Encontro de Alternativas em Sintra, que vai decorrer entre 23 e 25 de maio, na Quinta da Ribafria. Em 20.ª edição, a Mostra de Projetos Alternativos, promovida pela “Voando em Cynthia-Associação Cultural”, vai contar com mais de 85 atividades gratuitas, ao longo dos três dias, entre workshops/oficinas, palestras, exposições, sessões de meditação, caminhadas e iniciativas para crianças. Com mais de 40 expositores, de áreas como terapias, produtos biológicos e comida vegetariana e vegana, o Encontro de Alternativas em Sintra pretende refletir, este ano, sobre “a crise ambiental”, “as transformações sociais” e “a necessidade incontornável de construir um futuro mais sustentável”. Para contribuir para este objetivo, os SMAS de Sintra vão ceder contentorização para este evento, no sentido da separação seletiva dos resíduos.

Com entrada livre, o Encontro de Alternativas em Sintra vai contemplar, mais uma vez, diversas atividades nas áreas das artes, da cultura, da educação, do ambiente e da permacultura, entre muitas outras vertentes, procurando “promover a integração de diversas áreas do saber, incentivando a troca de experiências e proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes”. Este evento assume-se, segundo a organização, como “um verdadeiro movimento de transição e transformação que une pessoas em torno de ideias práticas para um futuro mais sustentável, cooperativo e equilibrado com o Planeta”. A edição deste ano, por ser representativa de duas décadas de atividade, será especial, “cruzando o que de melhor foi oferecido ao longo de 19 edições com novos projetos, novos caminhos e novos conhecimentos”, e procurando continuar a contribuir para que os visitantes repensem “as suas formas de viver, consumir e relacionar”.

“Como fazer detergentes naturais” (sexta-feira, dia 23 de maio, às 17h00, e domingo, dia 25, às 11h00), “Plantas Medicinais Tradição Ancestral Lusa” (sábado, dia 24, às 14h00), “Eco Pintura com Argila e Pigmentos (sábado, dia 24, às 15h00), “Da Cozinha à Farmácia Natural” (domingo, dia 25, às 14h00) e “Plantas Silvestres Comestíveis da Horta” (domingo, dia 25, às 14h30) são alguns dos workshops/oficinas do encontro que, para além da prática de Yoga, Chi-Kung, Técnicas de Relaxamento e Ativação, Capoeira e Yoga do Riso, vão proporcionar sessões de meditação e caminhadas. As palestras vão decorrer no Palacete da Quinta da Ribafria e arrancam na sexta-feira, pelas 17h30, com “O Caminho para a Paz Interior”, por Cristina Loureiro e Luís Peres.

A vertente da saúde, seja física ou mental, estará bem presente no evento, através das palestras “Saúde Intestinal nas Doenças Crónicas e Auto Imunes” (sábado, dia 24, às 11h00), “Rejuvenescimento e Saúde pela Alimentação” (sábado, dia 24, às 14h00), “Alimentação Vegetariana na Infância e Adolescência” (sábado, dia 24, às 17h00) e “Como Enfrentar a Ansiedade e a Depressão” (sábado, dia 24, às 16h00). Também os mais pequenos não serão esquecidos na programação, com o Espaço Criança (Largo das Sequoias) a proporcionar “Pintura de Mandalas e Danças Criativas” (sexta-feira e domingo, às 16h00 e 11h00, respetivamente),  para além de contos, yoga em jeito de brincadeira, oficina de pintura com pastel e a sessão de “Bolinhas de Sementes e Micro Hortas”.

À semelhança do que sucede com inúmeros eventos, de cariz municipal, de juntas de freguesia e associativos, os SMAS de Sintra apoiam a iniciativa, no âmbito das suas atribuições (abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos), mas também enquanto corresponsáveis pela Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental. Nesse mesmo fim de semana, dias 24 e 25 de maio, os SMAS de Sintra vão marcar presença na 4.ª Feira da Saúde e Bem Estar de Sintra, que terá lugar nas instalações da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (ISCTE-Sintra), no Largo Afonso de Albuquerque, com a distribuição de águas aromatizadas e sensibilização para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, assim como em mais uma iniciativa do “Sintra+Ativa” (Promoção da Atividade Física, Exercício Físico e Atividade Desportiva), desta vez no Parque Salgueiro Maia, em Massamá.

Atualizado a 20/05/2025