Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão marcar presença, na próxima quarta-feira, dia 2 de março, no Corta Mato de apuramento para o Nacional de Desporto Escolar, a decorrer na Academia da Força Aérea, na Granja do Marquês, envolvendo a participação de 560 alunos de escolas de Sintra, Cascais, Oeiras e Amadora. Os jovens atletas vão ser sensibilizados para a adoção de comportamentos ambientalmente corretos em relação à separação dos resíduos, em particular as máscaras, plásticos e biorresíduos.
Envolvendo a participação de representantes de 43 estabelecimentos de ensino, o evento, que vai decorrer entre as 10h00 e as 12h00, é um dos pontos altos do Desporto Escolar na região, este ano apenas direcionado aos escalões etários de iniciado a juvenil, de ambos os géneros, devido a limitações decorrentes da pandemia de COVID 19. A prova vai contar, assim, com a participação de mais de meio milhar de alunos, incluindo jovens com necessidades educativas especiais.
À semelhança do que aconteceu, recentemente, no âmbito da Corrida Fim da Europa, os SMAS de Sintra vão disponibilizar contentorização específica para a recolha seletiva de plásticos, no sentido do encaminhamento para reciclagem, assim como equipamentos para recolha de indiferenciados.
Com obrigatoriedade de uso de máscara de proteção até ao momento da partida e após a chegada, a prova vai contar ainda com contentorização para colocação de máscaras descartáveis, as quais serão encaminhadas pelos SMAS de Sintra para valorização, no âmbito do Projeto de Reciclagem e Valorização de Têxteis e Máscaras que se encontra em fase de arranque em algumas áreas do concelho de Sintra. Estarão disponíveis, ainda, contentores para a recolha de biorresíduos, sendo previamente entregue um saco verde a cada jovem, para a correta deposição de cascas de fruta e outros resíduos orgânicos.
Para além de tornar ecológico este evento desportivo, os SMAS de Sintra pretendem passar uma mensagem de sustentabilidade às novas gerações, fomentando a recolha seletiva e apostando em transformar os resíduos valorizáveis em recursos, dando forma prática ao conceito de Economia Circular.
A prova conta com o apoio, para além dos SMAS de Sintra, da Câmara Municipal de Sintra e da Academia da Força Aérea e é promovido pela Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Coordenação Local do Desporto Escolar de Sintra e Coordenação Local do Desporto Escolar de Amadora, Cascais e Oeiras.