Entre 16 e 18 de junho, a AgroAruil 2023-A Feira Agrícola da Região Saloia de Sintra, em quinta edição, pretende ser uma montra do que de melhor se faz na região, proporcionando oportunidades de contacto profissional entre os agentes ligados ao mundo rural, promovendo, ainda, a atividade agrícola e os principais produtos associados. Atendendo aos objetivos da organização, de elevar o perfil do evento, com um alcance regional em vez de local, a AgroAruil vai assumir também uma dimensão educacional, através da mobilização de visitas de agrupamentos de escolas, com a disponibilização de ações de educação e sensibilização ambiental. Sendo um dos principais protagonistas a este nível, os SMAS de Sintra vão promover diversas atividades lúdico-pedagógicas, como os jogos “SMAS e o Ambiente” e “Resíduos aos Pares”, para além de uma ação de sensibilização em torno da compostagem, com a presença da simpática “Avó Olinda”. No sábado, dia 17, pelas 11h00, terá lugar uma palestra sobre o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Nessa mesma manhã, os SMAS de Sintra vão proporcionar, ainda, demonstrações de voo e exposição de aves de rapina.
Dispondo de um stand próprio e garantindo as condições para fomentar a recolha seletiva no recinto, com particular incidência nos resíduos orgânicos que resultarem da confeção e consumo de alimentos (que decorrerá em duas tendas apoiadas pelos SMAS de Sintra), estará em particular destaque a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que será mesmo motivo para uma palestra (sábado, pelas 11h00), mas também a compostagem, com a realização da ação de sensibilização “A Compostagem da Avó Olinda” (sexta-feira, às 14h00). Através de um quadro encenado pela “Avó Olinda” e pelo seu “vizinho”, os mais pequenos serão sensibilizados para a importância da valorização dos resíduos orgânicos, que darão origem a um composto para utilização em hortas e jardins.
Assumindo-se como a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, os SMAS de Sintra vão promover ainda uma demonstração de voo e exibição de aves de rapina, pela empresa Falcões no Oeste, sensibilizando o público para a importância destes animais no equilíbrio dos ecossistemas, mas também um alerta para o risco de extinção que algumas espécies enfrentam devido a ameaças provocadas pela atividade humana.
Com inauguração agendada para sexta-feira, dia 16, pelas 12h00, com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, o primeiro dia será dedicado à dinamização de atividades educativas e recreativas para as crianças de várias zonas do concelho. Com as aves de rapina e os biorresíduos em destaque na manhã de sábado, através de demonstrações de voo e de uma palestra, a cargo dos SMAS de Sintra, a tarde contará com o lançamento do livro “Plantas Resistentes”, da autoria de Fernanda Botelho, seguindo-se, pelas 15h30, uma demonstração de máquinas e alfaias agrícolas. Para além de animação musical no recinto, o “campo da bola” de Aruil, a programação conta, ainda, com uma conferência sobre “Sabores e Saberes da Gastronomia Saloia” (sábado, às 17h00), pelo historiador João Rodil, e um showcooking (às 18h00).
No derradeiro dia, pelas 9h00, terá lugar um dos pontos altos da feira, a recriação da tradicional Praça da Figueira, em Lisboa, que, no tempo do Marquês de Pombal, assumiu o estatuto de mercado para a venda de frutas, hortaliças e aves de capoeira. Durante a manhã de domingo, tempo ainda para um passeio de tratores, um workshop de produção de pão saloio e uma mesa redonda sobre a Dieta Mediterrânica, para assinalar o Dia da Gastronomia Sustentável.
A AgroAruil é organizada pela Sociedade Recreativa e Desportiva Aruilense e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Aruil, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, SMAS de Sintra, União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, A2S-Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, Cooperativa Agrícola de Sintra e Instituto Superior de Agronomia.