Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar a realização de mais uma competição desportiva no concelho de Sintra, desta vez as “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra”. Uma prova de resistência que vai decorrer no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de abril, no Parque da Bacia de Retenção de Águas do Algueirão. Para além de cedência de água da rede pública, os SMAS de Sintra vão sensibilizar para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte dos participantes, através da deposição seletiva de resíduos, com um particular enfoque ao nível dos biorresíduos e das máscaras de proteção.
Após o apoio à Corrida Fim da Europa e ao Corta Mato Escolar, duas provas de atletismo que aliaram a prática desportiva à vertente ecológica, os SMAS de Sintra marcam presença na terceira edição das “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra”, uma organização do Clube de Praticantes Real Academia, que esteve inicialmente agendada para 11 e 12 de setembro de 2021, mas que acabou por ser adiada devido à situação pandémica. Uma competição organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e a Câmara Municipal de Sintra.
Para além da corrida de 24 horas, com início às 12h00 de sábado, a prova será constituída por mais quatro corridas competitivas, as 12 horas (início às 00h00 de domingo), as 6 horas (06h00), as 3 horas (09h00) e a Maratona Noturna (00h00), qualquer delas a decorrer em circuito fechado, num traçado de 2.000 metros no interior do Parque da Bacia de Retenção de Águas do Algueirão, em piso misto de terra batida, passadiço em madeira e alcatrão.
No âmbito desta prova desportiva, os SMAS de Sintra vão sensibilizar os participantes para a correta deposição de resíduos, em particular os biorresíduos, as máscaras de proteção e os plásticos. Neste último caso, no entanto, a própria organização pretende limitar a utilização deste material, pelo que não serão disponibilizados copos e/ou garrafas de água, devendo os participantes disporem de recipiente próprio para utilização no respetivo abastecimento.
A prova vai contar com contentorização específica para colocação de máscaras descartáveis, as quais serão encaminhadas pelos SMAS de Sintra para valorização, no âmbito do Projeto de Reciclagem e Valorização de Máscaras e Têxteis que se encontra em fase de arranque em algumas áreas do concelho de Sintra, incluindo a freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Os SMAS de Sintra vão disponibilizar, ainda, equipamentos para a deposição de resíduos indiferenciados, para além de contentores para a recolha de biorresíduos, sendo previamente entregue um saco verde a cada participante, para a correta deposição de cascas de fruta e outros resíduos orgânicos.
Assumindo-se como uma corrida de resistência, em que o objetivo é percorrer a maior distância possível ao longo do tempo de prova, as “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra” serão, também, mais um exemplo de que é possível aliar a prática desportiva às preocupações ambientais, com pequenos gestos que fazem toda a diferença para um mundo e um ambiente melhor.