Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) apoiam a 19.ª Expo Conferência da Água (28 e 29 de novembro), evento promovido pelo Jornal Água&Ambiente e que vai ter lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, integrado na Semana do Ambiente 2024 que  inclui ainda o 18.º Fórum dos Resíduos (2 e 3 de dezembro). A Expo Conferência da Água vai refletir sobre os vários desafios que se colocam ao setor da água, reunindo os principais especialistas e abordando as mais relevantes temáticas em cima da mesa, contando, ainda, com a presença de membros do Governo. O diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, vai participar no painel relativo ao tema da Dessalinização, agendado para o primeiro dia do evento.

Após a intervenção da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, na sessão de abertura da Expo Conferência da Água, “Uma nova estratégia para a água” é o tema do painel que vai abordar a estratégia em preparação pelo Governo, denominada “Água que Une”, que pretende definir uma visão integrada para a gestão, armazenamento e distribuição eficiente dos recursos hídricos. Entre os oradores do painel, destaque para António Cardona Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da AdP-Águas de Portugal, e Joaquim Poças Martins, professor universitário e consultor internacional do setor. As intenções de revisão da legislação vão ser apresentadas por José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os desafios e investimentos da produção de água para reutilização vão ser abordados durante um painel, seguindo-se a temática da dessalinização, com o ponto de situação em torno da construção da dessalinizadora do Algarve, com a intervenção do coordenador do Departamento de Operações das Águas do Algarve, Rui Sancho. A antecipação de outros investimentos de centrais públicas e as intenções de entidades privadas, assim como a forma de mitigar a fatura energética associada a esta solução, também estarão em reflexão, num painel que conta com as intervenções do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e do diretor de estratégia e marketing da SAUR International, Carlos Rodrigues.

As perdas de água, que representam anualmente um desperdício de 184 milhões de metros cúbicos em todo o território nacional, será o tema em destaque no painel sobre “Maximizar a Eficiência Hídrica”, numa reflexão que contará com intervenções, entre outras, da presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), Vera Eiró; do presidente da Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente, Eduardo Marques; e do presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, Miguel Lemos. O primeiro dia da conferência termina com o painel intitulado “Digitalização e Inovação no Setor da Água: Que oportunidades”.

“Águas de Portugal: Perspetivas para o Futuro” é o tema do painel de abertura do segundo dia da conferência, com nova intervenção de António Carmona Rodrigues. Neste segundo dia, os painéis vão abordar os temas “Financiar a Gestão da Água sob um Novo Paradigma”, em que estará em destaque o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (que prevê um investimento de 5500 milhões de euros); “Apoios ao Investimento no Setor da Água”, incluindo os 750 milhões de euros previstos no âmbito do Portugal 2030; “Melhorar a Governação: Escala e Profissionalização”, “Potenciar a Concorrência” e, finalmente, “Diretiva das Águas Residuais Urbanas: o que aí vem”.

Além da 19.ª Expo Conferência da Água, os SMAS de Sintra vão apoiar, ainda, o 18.º Fórum Resíduos, que decorre nos dias 2 e 3 de dezembro, também no LNEC. Entre os temas a abordar, no setor dos resíduos, destaque para a reflexão em torno dos PAPERSU, os planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação, o impacto das tarifas, os apoios ao investimento, os sistemas de biorresíduos, a questão do esgotamento dos aterros, entre outros assuntos relacionados com o incremento das diferentes fileiras de recolha seletiva. “Dos têxteis aos plásticos de uso único” é o titulo do painel que vai contar com a intervenção do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.

Atualizado a 27/11/2024