
A comemoração do 78.º aniversário dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) ficou marcada pela tradicional Cerimónia de Homenagem aos Trabalhadores, com a entrega de medalhas de bons serviços aos profissionais com 40 e 25 anos de dedicação à causa pública, assim como aos aposentados em 2023. A cerimónia, que decorreu esta quarta-feira, dia 22 de maio, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, e dos membros do Conselho de Administração, vereadores Maria Piedade Mendes e Pedro Ventura, e do diretor delegado, Carlos Vieira. Esteve presente também a vereadora Ana Valente.
Perante um auditório composto por inúmeros colaboradores, o presidente da Câmara de Sintra enalteceu a atividade dos SMAS de Sintra, a maior entidade municipal ao nível do abastecimento de água, “que responde a áreas nevrálgicas do interesse público, o abastecimento de água, o saneamento e a recolha de resíduos, fundamentais para a qualidade de vida da população do concelho”. Para o edil, esta cerimónia assume-se como “o reconhecimento aos que dedicaram e aos que continuam a dedicar a sua vida à causa pública”.
- Aposentados em 2023
- Paulo Martins
- Amadeu Fernandes
- António Morais
- Haduíndo Novais
- Francisco Rodrigues
- 40 anos de serviço
- Elisabete Correia
- Eunício Martins
- Rodrigo Luís
- Francisco Fernandes
- Vítor Marques
- Pedro Domingos
- Manuel Domingos
- 25 anos de serviço
- Paula Pereira
- Sofia Santos
- Cristina Santos
- Hortense Timóteo
- João Marçalo
- Maria de Jesus Tomé
- José Oliveira
- Armindo Jorge (pelo filho Diniz)
- Ana Cristina Gomes
- Maria José Reis
- Luís Macedo
- Elisa Candeias
- José Correia
- Ana Raquel Natário
- Ricardo Pires
Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com cerca de 196 mil clientes, servindo uma população de cerca de 390 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km2. Estes serviços são responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado. Após a Câmara de Sintra ter aprovado o resgate da concessão do abastecimento de água, o que ocorreu a 9 de maio de 1946, esta deliberação do executivo municipal foi publicada em Diário de Governo a 22 de maio, através do Decreto-Lei n.º 35.653, onde se determinava que a Câmara Municipal de Sintra promovesse “o resgate da atual concessão do abastecimento de água daquela vila e o melhoramento e ampliação do respetivo sistema”.