
Numa semana marcada pelo Sintra Bodyboard Pro Fest na Praia Grande, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar mais dois eventos com significativa mobilização popular: a Feira Setecentista de Queluz (4 a 7 de setembro) e o Festival SDM Cultura & Artes na Serra das Minas (6 e 7 de setembro).
Junto ao Palácio Nacional de Queluz, entre quinta-feira e domingo, vai ter lugar mais uma viagem ao século XVIII, o século das luzes, em que não faltarão motivos para uma deslocação: jogos de época, danças populares ao som de gaiteiros, apresentações de saltimbancos e muitos momentos de diversão para miúdos e graúdos. O palco ideal para o protagonismo de artífices, mercadores e artesãos, a par de animação permanente com música, dança, malabarismo e teatro.
Também a gastronomia estará em destaque, com produtos regionais e doçaria conventual. Entre estes aromas, vão surgindo, aqui e ali, as marquesas de cabeleiras exuberantes e os marialvas de chapéus emplumados, enquanto os visitantes podem contactar com os produtos de cerâmica, cestaria e outros materiais e assistir à pintura de azulejos, tingimento de lãs e trabalho de tamanqueiro (fabrico de tamancos e outros produtos de calçado).
Com organização da Câmara Municipal de Sintra e produção e animação a cargo da Câmara dos Ofícios, o evento, que terá lugar quinta e sexta-feira das 17h00 às 24h00, sábado das 13h00 às 24h00 e domingo das 13h00 às 23h00, conta com o apoio da União das Freguesias de Queluz e Belas, Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1, Pousada D. Maria I, Parques de Sintra-Monte da Lua, assim como dos SMAS de Sintra.
No evento a realizar nas imediações do Mercado da Serra das Minas, promovido pela associação Jipangue e com o apoio da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, os SMAS de Sintra vão marcar presença no sábado, entre as 16h00 e as 19h00, com a divulgação de projetos de sustentabilidade, com destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e a Campanha “Sintra Vidro + Vidro”, e a aposta passa ainda pela dinamização do jogo lúdico-pedagógico “Viver a Água”.