O Município de Sintra está a avançar com a requalificação paisagística do Largo Gama Barros, no Cacém, num investimento de cerca de 330 mil euros. Abrangendo uma área de intervenção de 5.300 metros quadrados, a intervenção municipal vai promover o reordenamento do espaço público, dotando aquele espaço de mais 127 lugares de estacionamento e de percursos pedonais e zonas de estadia. Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão proceder à renovação da contentorização no local, através da instalação de equipamentos enterrados, no sentido de melhorar a eficiência do sistema de recolha de resíduos.
A intervenção contempla, ainda, a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais e o reforço e modernização das infraestruturas de iluminação pública, com a implementação de luminárias com tecnologia LED, aumentando as condições de segurança e de fruição do largo, situado nas imediações da Escola Básica e Secundária Gama Barros.
Com prazo de execução estimado em seis meses, a empreitada vai criar uma rede de percursos pedonais, complementada por zonas de estadia e mobiliário urbano, no sentido de permitir o usufruto da população. Está projetada ainda a plantação de diversas espécies arbóreas, incluindo a sementeira de prado, escolhidas com preocupações ornamentais e autossustentáveis, com vista à redução da necessidade de rega.
Para além da intervenção no Largo Gama Barros, os SMAS de Sintra estão a proceder à instalação de 52 contentores enterrados na área do Cacém Polis, divididos por 11 pontos de deposição, em substituição de equipamentos antigos e com frequentes problemas de operacionalidade, alguns dos quais já se encontravam mesmo desativados (os chamados TNL). Os trabalhos de substituição, que estão a ser realizados através de administração direta (com recurso a meios próprios dos serviços), arrancaram na Travessa da 3.ª Idade, prosseguindo na Rua de Angola (junto ao Mercado) e na Rua Dr. Custódio Ferrer Brites (nas imediações da Loja do Cidadão).