Com cerca de 1400 inscritos, cumpriu-se, este domingo, a 1.ª edição do Sintra Trail Cruz Alta, prova que uniu diversos polos de Sintra Património Mundial, como a rampa do Castelo dos Mouros, Parque da Pena, Cruz Alta, Tapada do Mouco e Parque de Monserrate. Com a organização a cargo da Câmara de Sintra, da empresa Podium Events e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), o evento foi composto por uma prova de corrida com 20 quilómetros, uma competição com 12 quilómetros e uma caminhada (também com 12 km) com carácter lúdico-desportivo.
Com partida e chegada do Largo do Palácio da Vila, o Sintra Trail Cruz Alta contou com cerca de 320 atletas na prova mais longa e 440 participantes no trail de 12 km e quase 640 inscritos na caminhada que, à semelhança da “prova mãe”, o Sintra Trail Monte da Lua, proporciona a possibilidade de juntar o contacto com a Natureza com a prática de exercício físico, uma excelente combinação no dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.
Como acontece em todas as provas desportivas que contam com o apoio dos SMAS de Sintra, também o Sintra Trail Cruz Alta contemplou preocupações ambientais, fomentando a recolha seletiva de resíduos e a reutilização dos recipientes de abastecimento de água. No local de partida e chegada, assim como em zonas do percurso da prova, os SMAS de Sintra disponibilizaram equipamentos para a deposição de resíduos, procurando incentivar a separação seletiva, assegurando ainda a disponibilização de pontos de água, visando o abastecimento dos atletas e dos caminhantes. Através destes pontos de água, os participantes foram sensibilizados para a qualidade da água distribuída na rede pública do concelho.
Na classificação do Trail de 20 km, Gonçalo Prudêncio (individual) foi o vencedor, com 1.21,36s, seguido de Jamie Sullivan (Monsanto Running Team) e de Tiago Godinho (Caracol Trail Team). No feminino, Virgínia Pereira (Monsanto Running Team), com 1.47.57s, triunfou, superiorizando-se a Ana Vaz (Wikaboo) e Amélia Costa (OCS-Arrábida Trail Team). No Trail de 12 km, João Pires (Naza), Marcos Paula (Equipe Advaldo Brasil) e Bruno Dias (MTBA) ocuparam os lugares do pódio, enquanto Everlyn Pinilla (MTBA) conquistou a vitória no setor feminino, à frente de Tânia Almeida (Adventure Runners) e Nélia Couto (MTBA).