Com cerca de mil inscrições, das quais 400 no trail, cumpriu-se, na noite deste sábado (22 de outubro), a 2.ª edição do Sintra Trail Monte da Lua, que percorreu ruas, vielas, escadas, túneis, monumentos, jardins, miradouros, pontes e trilhos da Vila Património Mundial. Apesar da chuva, foram muitos os que não quiseram perder a oportunidade de aliar a prática de exercício físico ao contacto com a natureza e com o património histórico cultural. Com coorganização da Câmara de Sintra, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e da empresa Podium Events, a prova foi composta por duas caminhadas, uma Longa (10 km) e uma Familiar (5 km), e uma corrida de 10 km, com carácter competitivo, que teve como vencedores Alexandre Felício e Joana Vinagre.

À semelhança do que sucedeu na Corrida Fim da Europa, que decorreu em fevereiro, também o Sintra Trail Monte da Lua apresentou preocupações ambientais, fomentando a recolha seletiva de resíduos e reutilização dos recipientes de abastecimento de água. No início e final, assim como em zonas do percurso da prova, os SMAS de Sintra disponibilizaram equipamentos para a deposição de resíduos, procurando incentivar a separação seletiva, assegurando ainda a disponibilização de pontos de água, visando o abastecimento dos atletas e dos caminhantes. Através destes pontos de água, os participantes foram sensibilizados para a qualidade da água distribuída na rede pública de distribuição.

Com uma elevação máxima de 423 metros e mínima de 176 metros, no âmbito da prova competitiva, o percurso exigiu dos atletas uma experiência prévia neste tipo de competições, assim como uma boa condição física e uma adequada gestão do esforço físico e mental. Os atletas dispunham de 2h30 para concluir a prova, com o primeiro a concluí-la em pouco mais de 45 minutos. Jardins da Quinta da Regaleira, Parque das Merendas, Estrada da Pena (sentido descendente), subida à Vila Sasseti e ao Castelo dos Mouros, Monte Sereno, Calçada da Penalva, Convento da Trindade, Igreja de Santa Maria, Escadinhas da Vigia, Parque da Liberdade e Volta do Duche foram alguns dos pontos de passagem, com a partida e chegada no “coração” da Vila Velha: Terreiro Rainha Dona Amélia.

Atualizado a 07/11/2022