O Município de Sintra está a oferecer o jogo educativo “Pequeno Agricultor” aos alunos do Pré-Escolar da rede pública, num universo de cerca de cinco mil crianças, procurando sensibilizar os mais pequenos para as questões ambientais. A entrega simbólica do jogo educativo, por ocasião do Dia Mundial da Criança, teve lugar esta quarta-feira, na Escola EB1 JI n.º 2 de Queluz, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, e do vereador Pedro Ventura, responsável pelo pelouro de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética.
Após a oferta do jogo “Sintra. Lugar da Ciência”, no ano letivo passado, aos alunos do 1.º Ciclo, as crianças que frequentam os jardins de infância do concelho estão a receber um jogo educativo que promove a agricultura biológica. Este jogo foi idealizado em parceria entre a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e é composto por um kit com vários materiais vocacionados para a produção de vegetais, como uma cuvete, vasos biodegradáveis, saquetas com sementes de hortícolas, um saco com terra, copo de medição e pipeta e, ainda, ferramentas como uma pá e ancinho de mão, para além de um livro educativo com informações para a realização de 12 experiências.
Além de enunciar os passos para a realização das experiências, o livro educativo disponibiliza várias curiosidades sobre o desenvolvimento das plantas, para além da agricultura biológica e da alimentação saudável, sem esquecer a temática dos resíduos, em torno da Redução, Reutilização e Reciclagem, ensinando a reutilizar materiais e resíduos para o cultivo das plantas, nomeadamente o reaproveitamento da água para rega e de restos de alimentos para a produção de composto.
Também os alunos que ingressaram no 1.º Ciclo da rede pública do concelho, cerca de quatro mil crianças, vão receber, oportunamente, o jogo ambiental “Sintra. Lugar da Ciência”, que foi distribuído, no Natal de 2020, a todos os alunos do 1.º Ciclo, num total de mais de 13.000 crianças. Este jogo educativo ambiental sensibiliza para as questões da biodiversidade, energia, água, resíduos e alterações climáticas.
O jogo “Sintra. Lugar da Ciência” desafia as crianças a transformarem-se em amigos do ambiente e a criarem divertidos projetos com materiais usados. Composto por um kit com puzzle, vários materiais e um guião educativo, este jogo didático foi distinguido, com o prémio “Toy Award”, por constituir o primeiro brinquedo científico do mundo 100% sem plásticos. Este recurso educativo proporciona a realização de 15 atividades práticas que permitem desenvolver a habilidade manual, a criatividade e o raciocínio em diversas temáticas relacionadas com a sustentabilidade: água, ar, energias renováveis, resíduos, vida na terra/água, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, entre outras.