Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proceder à substituição de 45 contentores enterrados na urbanização de Fitares, na freguesia de Rio de Mouro, por se tratarem de equipamentos antigos e com frequentes problemas de operacionalidade. A intervenção representa um investimento de cerca de 90 mil euros.

Embora mantendo a capacidade de deposição, com equipamentos que variam entre 3 e 5 mil litros, os trabalhos contemplam a instalação de contentores molok em substituição dos enterrados existentes, aproveitando a mesma abertura no subsolo.

A requalificação da contentorização arrancou na Avenida de Fitares, seguindo-se a Avenida do Parque, Praça do Relógio, Alameda do Relógio e Estrada Marquês de Pombal, num total de 11 locais de deposição, correspondentes a 45 equipamentos com as diferentes valências (indiferenciados, plástico/metal, papel/cartão e vidro).

A intervenção em Fitares é mais um passo na estratégia do município de Sintra de renovação de contentorização de recolha de resíduos urbanos, com um investimento global que ascende a quatro milhões de euros e está a decorrer em vários pontos do concelho, com destaque para a Serra das Minas (Rio de Mouro), Mem Martins, Tapada das Mercês e zonas balneares.

Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Atualizado a 30/09/2021