
O Município de Sintra vai avançar com a requalificação da Avenida António Enes e acessos sul da Estação de Queluz-Belas à Loja do Cidadão do Mercado, numa empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), no valor global de 1 milhão e 347 mil euros. Com um prazo de execução de 365 dias, a intervenção implica o reperfilamento de diversos arruamentos, a renovação da pavimentação, a remodelação dos arranjos exteriores e a requalificação das infraestruturas, com destaque para as da responsabilidade dos SMAS de Sintra, ao nível do abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos, que correspondem a um investimento de 170 mil euros. A abertura do concurso público foi aprovada recentemente pelo executivo municipal.
A intervenção a realizar naquela zona central de Queluz, à semelhança de outras empreitadas de reabilitação urbana, visa a melhoria do espaço público, através da qualificação do tecido urbano, dos espaços públicos e das zonas verdes. Neste caso, pretende-se a criação de uma entrada digna na cidade de Queluz, através da estação ferroviária, a par da requalificação da Avenida António Enes e do acesso em escadaria na Rua Dona Maria I. Pretende-se ainda a constituição de uma linha de conectividade entre os espaços verdes existentes, por forma a contribuir para uma cidade mais sustentável.
A anteceder as obras que visam um espaço público tratado como um todo, com uniformização dos perfis de rua, qualificação dos pavimentos e melhoria da segurança de circulação dos peões, a empreitada vai compreender a intervenção a cargo dos SMAS de Sintra de remodelação da rede de abastecimento de água, de requalificação da rede de drenagem de águas residuais urbanas e de substituição da contentorização de recolha de resíduos. Os trabalhos respeitam à melhoria de infraestruturas vitais e são realizadas no âmbito da empreitada de requalificação do espaço público no sentido de minimizar os incómodos para a população residente e para quem circula nestas artérias.
A empreitada vai melhorar as condições de acesso da Estação de Queluz-Belas à futura Loja do Cidadão, que está a ser executada na nave superior do Mercado Municipal, num investimento a rondar 1 milhão de euros. A Loja do Cidadão de Queluz, que deverá ser uma realidade ainda em 2025, vai ocupar uma área bruta de 741 m2, acolhendo, além da CMS, serviços da Administração Central, como o Instituto de Segurança Social e o Instituto dos Registos e do Notariado. Também os SMAS de Sintra vão dispor de um espaço de atendimento, com uma área de 53 m2.