Com o apoio dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), a 2.ª edição do PURA-Encontro de Comunicação Ambiental vai decorrer esta quinta-feira, dia 20 de outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, com o tema “Comunicação em Emergência Climática”. Organizado pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), que integra profissionais da área da comunicação dos SMAS de Sintra, o PURA 2022 vai proporcionar a partilha de conhecimentos, a discussão e formulação de propostas, sobre a arte de comunicar em períodos de crise.
Para a comissão especializada da APDA, “os cenários que estamos a viver, desenhados pela crise climática, pandemia de COVID-19 e pela guerra da Ucrânia, têm vindo a despertar a atenção dos gestores do mundo inteiro para um dos elementos mais importantes no planeamento e na gestão estratégica de uma empresa: a comunicação em tempos de crise”. Perante este contexto, que se traduz num “ambiente de incerteza” e a “expectável existência de mais ameaças com graves impactos”, é imperioso que as várias entidades, nomeadamente do setor do ambiente, adotem medidas inovadoras na área da comunicação. Clareza, transparência e empatia são, para a APDA, ferramentas essenciais para comunicar em tempo de crise, com vista a promover “confiança, resiliência e esperança face aos desafios futuros”.
Destinado a profissionais da comunicação e/ou com interesse no ambiente e no setor do abastecimento de água e do saneamento, o PURA 2022 vai abordar os temas “Comunicar em Crise”, com as intervenções de Carlos Martins (responsável da Área de Desenvolvimento de Negócio da Águas de Portugal), Joaquim Leonardo (comandante dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins) e Francisco Godinho (secretário-geral adjunto do Conselho Nacional da Água), e “Emergência Criativa”, numa mesa redonda que, entre outros, contará com a presença de Nuno Antunes, fotógrafo profissional, autor da exposição “Splash-Dá um mergulho no mar de lixo!” que esteve patente no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos.
O PURA 2022 contará com uma intervenção de Edson Athayde, um comunicador e publicitário brasileiro que foi responsável pelo marketing e comunicação em diversas campanhas eleitorais em Portugal, e será aproveitado para recordar o movimento H2OFF, que, pelo segundo ano consecutivo e por ocasião do Dia Mundial da Água (22 de março), lançou o desafio ao cidadãos de fecharem a torneira por uma hora, sem qualquer consumo, enquanto gesto deliberado e consciente no sentido do uso correto e eficiente da água. A apresentação do movimento, classificada como uma ação que marca, contará com a presença dos embaixadores António Pedro Cerdeira (ator), Luís Vicente (ator e encenador), Nelson Rosado (cantor) e Afonso Almeida (piloto de motociclismo).
Para além do vice-presidente da APDA, Nuno Campilho, a abertura do PURA 2022 estará a cargo do vice-presidente da Câmara de Sintra, Bruno Parreira, enquanto o encerramento contará com a intervenção do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.