O Município de Sintra prossegue com a renovação de contentorização na Tapada das Mercês, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, numa intervenção que contempla a instalação de 231 novos equipamentos enterrados, divididos por 53 pontos de deposição. Um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que ascende a 700 mil euros.
Após a instalação dos primeiros contentores na confluência da Avenida Miguel Torga com a Rua Natália Correia, nas imediações da estação ferroviária, os SMAS de Sintra já procederam à colocação de equipamentos enterrados nas ruas Antero de Quental (junto ao polo da Biblioteca Municipal de Sintra) e Dr. Francisco Sousa Tavares.
A instalação de novos contentores insere-se na opção estratégica de substituir a contentorização de superfície por subterrânea nas áreas com maior produção de resíduos urbanos, no sentido de aumentar a capacidade instalada de deposição, uma otimização dos meios de recolha e uma redução da ocupação do espaço público, nomeadamente ao nível do estacionamento. A nova contentorização apresenta ainda um menor impacto ambiental, com a diminuição de odores e da deposição anárquica de resíduos junto dos equipamentos.
Na Tapada das Mercês, os SMAS de Sintra vão aumentar a capacidade instalada de recolha de indiferenciados em 201.400 L e de seletivos em 378.000 L (com reforço de 39 equipamentos).
Além da Tapada das Mercês, a renovação de contentorização vai prosseguir em Mem Martins, com instalação de 234 equipamentos, e nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174), à semelhança do que sucede na Serra das Minas (Rio de Mouro) que tem em curso uma empreitada de instalação de 195 contentores. Também no Algueirão, no âmbito da empreitada de requalificação da rede de abastecimento de água, está prevista a instalação de 170 novos equipamentos.
A renovação de contentorização, a concretizar de forma gradual no concelho de Sintra, representa um investimento global dos SMAS de Sintra no montante de quatro milhões de euros.