O Município de Sintra vai participar, mais uma vez, na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que este ano vai decorrer entre 19 e 27 de novembro, subordinado à temática “Têxteis Circulares & Sustentáveis, O Lixo está fora de moda”. A Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão promover diversas iniciativas ao longo da semana, com principal enfoque nos mercados municipais. A recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) e o Projeto de Valorização de Têxteis e Máscaras estarão em particular destaque na participação dos SMAS de Sintra, em iniciativas agendadas para Agualva, Cacém, Queluz, Rio de Mouro e Casal de Cambra.

Respondendo ao repto a nível europeu, o Município de Sintra vai alertar e sensibilizar a população para a necessidade de prevenção e redução de resíduos, este ano em particular os provenientes da indústria têxtil, já que, segundo a Comissão Europeia, o consumo de têxteis constitui o 4.º maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas. “O impacto a nível mundial traz graves consequências para o ambiente, bem como para a sustentabilidade na obtenção de matérias-primas virgens”, alerta a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), enquanto entidade coordenadora nacional da semana da prevenção. Só no nosso país, ainda segundo a APA, 200 mil toneladas de têxteis são, anualmente, deitadas para o lixo. A indústria têxtil é uma das mais poluentes em toda a cadeia, desde a produção de algodão (a fibra natural mais consumida), passando pelo processamento industrial (com elevado consumo de água e de emissões de CO2), até ao momento da aquisição de vestuário.

No caso do concelho de Sintra, Câmara Municipal e SMAS aliaram-se para promover, entre 22 e 25 de novembro, um conjunto de iniciativas nos mercados municipais de Agualva (dia 22), Cacém (23), Queluz (24) e Rio de Mouro (25), entre as 9h00 e as 12h00, centradas na sensibilização para a necessidade de reduzir o consumo de materiais têxteis e, por outro lado, na promoção da recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos). Em relação à problemática dos têxteis, a autarquia vai desenvolver a atividade “T-shirt Velha, Saco Novo”, que proporciona uma nova vida a uma mera peça de vestuário, assim como a dinamização do jogo “Pano pra Mangas”, enquanto os SMAS de Sintra promovem a divulgação do projeto em curso de valorização de têxteis e máscaras.

“Vamos Fechar o Ciclo. Reduzir, Reutilizar, Reciclar” é o mote deste projeto, que se encontra em desenvolvimento numa área piloto (Agualva-Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro e Sintra), numa parceria entre o Município de Sintra (Câmara e SMAS de Sintra) e a To Be Green (Universidade do Minho). O projeto visa, por um lado, responder ao problema do descarte/poluição de máscaras, resultante da pandemia de COVID-19, fomentando o seu encaminhamento para valorização e transformação. Por outro, vai responder à necessidade de definição de atuação municipal no domínio da gestão e recolha seletiva de têxteis, no sentido da redução da deposição em aterro e aumento dos níveis de reciclagem. Durante esta semana, está prevista a realização de uma sessão sobre “Sustentabilidade e Economia Circular de Têxteis” dirigida à comunidade educativa da freguesia de Casal de Cambra, já que o projeto será alargado a todo o concelho em 2023.

Nos mercados municipais, os SMAS de Sintra vão promover, ainda, a recolha seletiva de resíduos alimentares, que já abrange todo o concelho de Sintra. Durante a iniciativa, os munícipes poderão fazer a sua adesão e, para o efeito, apenas necessitam de preencher um formulário, sendo-lhe entregue um pequeno contentor (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos alimentares, tanto crus como os cozinhados, deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados (lixo comum). Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados e encaminhados para valorização: para produção de composto orgânico ou de energia.

Para saber mais sobre a participação de Sintra na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, pode aceder a https://www.smas-sintra.pt/sepr/

Atualizado a 15/11/2022