Com o Terreiro do Palácio Nacional de Sintra como palco, o evento “Sintra Mágica” vai conferir particular destaque ao Ambiente, ao longo da primeira semana, entre os dias 1 e 6 de dezembro, com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) a compreender a dinamização de um conjunto de atividades de sensibilização para as causas ambientais. Com a abertura de portas no feriado nacional, dia 1 de dezembro, às 11h00, a programação do stand dos SMAS de Sintra arranca com a atividade “Ciência com Água” e o jogo “Viver a Água”, com a tarde reservada para uma oficina de construção de marionetas, denominada “Dá vida à reciclagem”. Durante a semana, além da atividade “Casinha dos Duendes” e o jogo “SMAS e o Ambiente”, os SMAS de Sintra vão proporcionar pinturas faciais, com a Palhaça Patanisca a deixar subjacente, em cada pintura, uma mensagem em prol do Ambiente, seja através de uma simples gota ou de um trabalho mais elaborado.

Para que mesmo em tempo de quadra natalícia não se descure as questões ambientais, que devem estar sempre no centro das atenções, os SMAS de Sintra vão dinamizar uma série de ações de sensibilização, no âmbito das suas atribuições: abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos. No arranque do evento, entre as 11h00 e as 13h00, o destaque recai sobre “Ciência com Água”, que consiste na realização de várias experiências sobre as propriedades deste recurso vital à vida. Já o jogo “Viver a Água”, por seu turno, pretende consciencializar para a sua importância e promover uma utilização eficiente. No período da tarde, entre as 15h00 e as 18h00, será a vez de apelar à criatividade, com uma oficina de construção de marionetas, em que serão exploradas as potencialidades de resíduos para dar forma a um boneco e, assim, despertar a consciência ambiental de miúdos e graúdos: É colocar mãos à obra e transformar o desperdício em marionetas, através da reciclagem ou do reaproveitamento de materiais do nosso quotidiano.

Durante a semana, mais virado para a comunidade educativa, entre as 9h00 e as 17h00, serão dinamizados os jogos “Viver a Água” e “SMAS e o Ambiente”. Para além de “A Casinha dos Duendes”, que promete desvendar segredos do fantástico mundo da energia elétrica, com os visitantes a serem convidados a assegurar a iluminação do lar dos pequenos seres, uma das atrações do stand dos SMAS de Sintra vai recair nas pinturas faciais. Através de uma interação muito particular com os visitantes, a Palhaça Patanisca vai sensibilizar para as questões da preservação do nosso Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou no corpo, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até uma pintura mais elaborada, como a “Princesa Gota d’Água”, “o Pirata dos Ecopontos nunca navegados” ou o “Super-Torneira”. As pinturas faciais estarão também em destaque no derradeiro dia da participação dos SMAS de Sintra, sábado, dia 6 de dezembro, entre as 11h00 e as 13h00 e das 15h00 às 18h00.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Sintra, da Parques de Sintra-Monte da Lua e da Fundação Cultursintra, com o apoio dos SMAS de Sintra, EMES e MEO, “Sintra Mágica” (que decorre até 6 de janeiro) pretende realçar o encanto da quadra, com os visitantes a contarem com algumas atrações, como um carrossel tradicional, a tradicional árvore de Natal (com 16 metros de altura) e vários stands com animação contínua, atividades temáticas e ateliês criativos. A programação da iniciativa, que será divulgado em sintramagica.pt, contempla, ainda, iluminação cénica inédita do Palácio Nacional da Pena, ativações temáticas na Vila de Sintra e no Palácio Nacional de Queluz, que também será palco de um espetáculo de vídeo mapping, exposições e espetáculos de teatro, assim como concertos musicais no Centro Cultural Olga Cadaval e no Paço dos Ribafria e uma mostra de presépios e ateliês no Convento dos Capuchos.

O arranque oficial do evento “Sintra Mágica – Era uma vez um Natal mágico”, agendado para a próxima segunda-feira, pelas 18h00, ficará marcado pelo acender simultâneo das luzes do Palácio Nacional de Sintra, Palácio da Pena, Palácio de Queluz e Quinta da Regaleira, criando uma ligação luminosa entre quatro monumentos emblemáticos de Sintra, com o momento a contar ainda com a atuação dos SHOUT!, primeiro grupo Gospel português. Após o acender das luzes, que contará com a presença dos presidentes da Câmara de Sintra, Marco Almeida, e da Parques de Sintra, João Sousa Rego, o público será convidado a assistir a um espetáculo de video mapping projetado sobre a fachada do Palácio da Vila, que irá ser convertido numa fábrica do Natal, onde o Pai Natal e os seus duendes ganham vida digital, interagindo com a arquitetura e com o público. Segundo a Parques de Sintra, a projeção dá vida a comboios de madeira, bailarinas, robôs e bonecos de pano, num espetáculo pleno de cor, música natalícia e ritmo, que procura equilibrar tradição, imaginação e tecnologia sem perder de vista a natureza sensível do património.

Toda a informação sobre a participação dos SMAS de Sintra no evento “Sintra Mágica” em Sintra Mágica – Mais um site Network SMAS Sintra

Atualizado a 28/11/2025