A beneficiarem de trabalhos de requalificação a cargo da Câmara de Sintra, a Praceta das Comunidades Lusíadas e a Praça da Fraternidade Universal, em Agualva, contam com novos contentores enterrados, numa intervenção da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).

Divididos por três locais de deposição, os novos contentores aumentam a capacidade de deposição e contribuem para um melhor ambiente urbano, incluindo a diminuição de odores, e a redução da ocupação do espaço público.

A intervenção municipal contempla, para além de reabilitação de pavimento rodoviário e passeios, trabalhos de remodelação do sistema de drenagem pluvial e decorre no âmbito de uma empreitada específica em curso na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, que ascende a cerca de 271 mil euros.

A instalação de novos equipamentos de deposição de resíduos urbanos, por parte dos SMAS de Sintra, insere-se na intervenção em curso em vários pontos do concelho, que representa um investimento global de quatro milhões de euros. Além de Agualva, a renovação de contentorização está a ser concretizada na Serra das Minas, com instalação de 195 contentores; em Mem Martins (234 novos equipamentos);  na Tapada das Mercês (231); e nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174).

Atualizado a 06/10/2021