A brasileira Maira Viana sagrou-se campeã mundial de Bodyboard ao vencer o Sintra Pro Fest que, pelo 28.º ano consecutivo, decorreu na Praia Grande. A brasileira superou a japonesa Sari Ohara nas meias-finais e depois a espanhola Teresa Miranda e garantiu o seu primeiro título mundial IBC. A atribuição do título masculino, por sua vez, ficou adiada para a derradeira etapa do circuito, nas Canárias, entre 12 e 27 de outubro. O francês Pierre Louis Costes (que reside em Portugal há mais de uma década e é casado com uma portuguesa) venceu pela quarta vez na Praia Grande, ultrapassando o espanhol Lionel Medina nas semi-finais e o brasileiro Uri Valadão na final.
Na Praia Grande, foi em clima de festa que terminou mais uma edição da mais antiga prova do circuito mundial, organizada pela Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, pela Câmara Municipal de Sintra e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que, através de um stand, cedência de contentorização e disponibilização de bebedouros, colocaram as questões ambientais em destaque.
Os SMAS de Sintra apresentaram a exposição “Reciclagem e Resíduos”, para consciencializar a população para a deposição correta de resíduos, e aproveitaram a ocasião para a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis.
Na competição propriamente dita, Maira Viana estava muito satisfeita com a vitória e com o consequente título mundial, ainda por cima porque os últimos tempos não foram fáceis: “Há cerca de duas semanas aconteceram algumas coisas na minha vida e cheguei a pensar não vir a Sintra e abandonar mesmo, mas sabia que tinha hipóteses, era o meu sonho e fui honrada por Deus com a vitória.”
Já Pierre Louis Costes, sublinhou que já se sente em casa na Praia Grande: “Este evento será sempre especial para mim pois é o único evento internacional em que a minha falecida mãe me viu competir e acredito na energia. Esta é uma vitória em casa, pois embora represente França, vivo cá e também represento Portugal.”
Na derradeira etapa do circuito mundial, Pierre Louis Costes vai disputar o título mundial com o espanhol Armide Soliveres.
O Mundial de Bodyboard regressa à Praia Grande em 2025, para a 29.ª edição, mas, até 6 de outubro, ainda pode visitar no Museu da Água e Resíduos a exposição sobre o Sintra Bodyboard Pro Fest que evoca as edições já realizadas e apresenta, entre outros motivos de interesse, os cartazes de divulgação da competição, diverso material de merchandising e permite assistir a vídeos com alguns dos melhores momentos.
Classificações:
Open Masculino
1.º Pierre Louis Costes (França)
2.º Uri Valadão (Brasil)
3.º Lionel Medina (Espanha)
3.º Maxime Castillo (França)
Open Feminino
1.ª Maira Viana (Brasil)
2.ª Teresa Miranda (Espanha)
3.ª Sari Ohara (Japão)
4.ª Kaira Shirahase (Japão)