O Município de Sintra vai avançar com a requalificação da Rua João Villaret, no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Mem Martins/Rio de Mouro, num investimento estimado em 340 mil euros. Numa empreitada conjunta entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), com um prazo de execução de 180 dias, a intervenção vai complementar a requalificação paisagística que se encontra em curso na extensão da Praça das Magnólias. Abrangendo uma área de intervenção de 2.817 m², a empreitada, agora em fase de abertura de concurso de execução, contempla a qualificação da zona de estacionamento já existente (com criação de 40 novos lugares), o arranjo paisagístico do arruamento e a execução de uma ligação confortável e qualificada entre a extensão da Praça das Magnólias e a Rua dos Escuteiros.

A anteceder a requalificação do espaço público neste arruamento da freguesia de Rio de Mouro, os SMAS de Sintra vão proceder à remodelação da rede de drenagem de águas residuais domésticas, no valor de cerca de 24 mil euros, numa intervenção que será extensível a outras infraestruturas, como a drenagem de águas pluviais e iluminação pública.

A intervenção a realizar na Rua João Villaret, que abrange ainda a execução de um acesso direto para veículos de emergência pela Rua dos Escuteiros, surge na sequência dos trabalhos que se encontram em execução na extensão da Praça das Magnólias, uma área de elevado valor paisagístico, mas que apresentava espaços não tratados e ocupados indevidamente, que importava devolver ao usufruto da comunidade, em condições de salubridade e conforto.

Recorde-se que, ainda no âmbito da ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, o Município de Sintra tem em curso a intervenção de requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, num investimento que ascende a 2 milhões e 344 mil euros. Com conclusão prevista para Março de 2024, trata-se de uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, neste caso no valor de 436 mil euros, abrangendo a requalificação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e, ainda, a renovação da contentorização de resíduos urbanos, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados. Os trabalhos visam revitalizar uma zona central da freguesia de Algueirão-Mem Martins, requalificando o espaço público com a criação de áreas de recreio, percursos cicláveis e reordenamento dos locais de estacionamento.

Atualizado a 11/01/2023