O Município de Sintra vai avançar com a remodelação das redes de saneamento no Bairro da Xetaria, em Belas, num investimento estimado em cerca de 420 mil euros. A abertura do concurso público foi aprovada, recentemente, pelo executivo municipal. Com um prazo de execução de 300 dias (10 meses), a empreitada conjunta, promovida pela Câmara Municipal e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), vai resolver a falta de capacidade de vazão do coletor pluvial existente na Rua Catarina Eufémia, que apresenta um diâmetro de 600 mm no troço inicial e diâmetros inferiores até ao ponto de descarga no curso de água que se situa na Estrada da Portela.

Em resultado da expansão urbanística e a consequente impermeabilização dos terrenos, a rede pluvial a montante da Rua Catarina Eufémia foi ampliada, o que não aconteceu ao nível da capacidade de escoamento a jusante, o que origina que, em situações de maior pluviosidade, se registem ocorrências de acumulação de água nos arruamentos.

A intervenção a executar, além da remodelação da rede de drenagem de águas pluviais, contempla a requalificação da rede de águas residuais domésticas ao longo da Rua Catarina Eufémia, já que os atuais coletores são em grés e, por isso, sujeitos a apresentarem maiores problemas de funcionamento. Os trabalhos incluem, ainda, a instalação dos sumidouros de escoamento das águas residuais, assim como a execução e remodelação dos ramais domiciliários. Aproveitando estes trabalhos, os SMAS de Sintra vão substituir também os equipamentos de recolha de resíduos urbanos, com instalação de contentores enterrados, abrangendo dois pontos de deposição, na Avenida de Portugal e na Rua da Alemanha.

Os coletores pluviais serão executados em tubagem FFD (Ferro Fundido Dúctil), um material de maior resistência e longevidade, em diâmetros que variam entre 300 a 800 mm, enquanto os coletores domésticos vão contemplar tubagens em PVC, no diâmetro mínimo de 250 mm.

Atualizado a 11/06/2024