Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) aumentaram de 5 para 10 unidades por mês (por detentor) a recolha gratuita de resíduos volumosos (monos). Também a recolha de “verdes” passou a ser gratuita até 5 m³ por semana por produtor, em vez de 1 m³.

As alterações efetuadas vêm responder ao significativo acréscimo de pedidos de recolha seletiva de monos e resíduos verdes, que se verificou em consequência das medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da COVID-19 e se traduziu num aumento substancial da produção de resíduos em zonas residenciais.

Com o aumento das quantidades de recolha de monos e resíduos verdes, a título gratuito, os SMAS de Sintra pretendem prestar um melhor serviço à população e, simultaneamente, contribuir para a prevenção do despejo irregular deste tipo de resíduos na via pública.

O agendamento da recolha de resíduos volumosos pode ser efetuado diretamente com a junta ou união das freguesias da respetiva localidade ou através da Linha de Resíduos Urbanos dos SMAS de Sintra: 800 210 020 (chamada gratuita). O pedido de recolha também pode ser efetuado através do e-mail: geral@smas-sintra.pt. Os resíduos só devem ser colocados no local e horário definido aquando do agendamento.

No caso dos “verdes”, o agendamento da recolha é efetuado diretamente aos SMAS de Sintra, através do 800 210 020 ou do e-mail geral@smas-sintra.pt, de acordo com dias estipulados para cada freguesia (https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-de-recolha-de-residuos-urbanos/verdes/). Os resíduos só devem ser colocados junto aos contentores a partir das 18h00 e até às 23h00 da véspera do agendamento.

 

Recorde-se que a deposição deste tipo de resíduos na via pública, inclusivamente junto de contentores de recolha de resíduos urbanos, resulta numa infração que poderá implicar o pagamento de coimas entre os 250 e os 22.000 euros, de acordo com o Regulamento de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos do Município de Sintra.

Os resíduos volumosos, vulgarmente conhecidos por monos, são objetos de grandes dimensões fora de uso, provenientes de habitações que, pela sua forma ou tamanho, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção. Estes resíduos englobam móveis, colchões, assim como equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), nomeadamente frigoríficos, máquinas de lavar e televisores, etc.

Os “verdes” são resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins, espaços verdes públicos ou zonas de cultivo e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, corte de relva e ervas. Neste caso, estes resíduos também podem ser depositados gratuitamente na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Colares, situada no Caminho do Reconco (coordenadas GPS: 38°48’30.0″N 9°27’38.0″O), na Várzea de Colares, todos os dias entre as 8h00 e as 12h00 e das 13h00 às 16h00.

Atualizado a 20/07/2021