No próximo dia 15 de outubro, assinala-se o Dia do Parque Natural de Sintra-Cascais. Para melhor compreensão dos valores naturais e patrimoniais subjacentes à sua criação, primeiro como área de paisagem protegida em 1981 e depois como parque natural em 1994, o Município de Sintra vai promover mais um Roteiro Bio-Cultural, desta vez no “coração” da Serra de Sintra, com um percurso pedestre com partida e chegada ao Santuário da Peninha. Com percurso circular, com uma extensão de 6 km, o roteiro vai percorrer áreas densamente arborizadas, que ostentam marcas inigualáveis de biodiversidade, a que se associa património como o Tholos do Monge e a Anta de Adrenunes.
A iniciativa insere-se em mais um Roteiro Bio-Cultural dinamizado pela Câmara de Sintra e conta com o apoio dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), União das Freguesias de Sintra e ICNF-PNSC (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas-Parque Natural de Sintra-Cascais). Limitado a 30 participantes (inscrições AQUI), o percurso pedestre vai decorrer entre as 9h30 e as 12h30, com ponto de encontro no parque de estacionamento da Peninha (pelas 9h15).
O percurso pedestre decorre, assim, a 488 metros de atitude, em torno do Santuário da Peninha, construído por devoção popular, na sequência de uma suposta aparição de Nossa Senhora a uma pobre pastora. Um conjunto arquitetónico composto, ainda, pela secular ermida de São Saturnino e um palacete romântico-revivalista mandado construir, em 1918, por António Augusto Carvalho Monteiro, proprietário da Quinta da Regaleira. Os participantes serão encaminhados, ainda, pela floresta mágica do Monte da Lua, contactando com o Tholos do Monge e a Anta de Adrenunes.
Este roteiro vai revelar alguns dos principais valores do Parque Natural de Sintra-Cascais, que se estende do limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, para sul até à Cidadela de Cascais, constituindo a Serra de Sintra, com uma atitude máxima de 528 m, o principal elemento territorial, a que se juntam uma extensa área rural e uma belíssima faixa costeira. Parte deste parque natural, correspondente a uma área da Serra de Sintra, está classificada ainda como Património da Humanidade pela UNESCO.
Permitindo contactar de perto com o património natural e histórico-cultural do concelho de Sintra, através de uma visita guiada e da promoção de atividades de natureza ambiental, os Roteiros Bio-Culturais estão a percorrer, ao longo do ano, as 11 freguesias/união das freguesias do concelho. As atividades lúdico-pedagógicas estão agendadas para o próximo dia 14, na Escola D. Carlos I, em Sintra. Mais informações sobre este roteiro bio-cultural, poderão ser obtidas através do 925207115 ou do e-mail gsat.atividades@cm-sintra.pt.