Com o apoio dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), a Câmara de Sintra vai dinamizar, no próximo sábado, dia 1 de outubro, mais um Roteiro Bio-Cultural, desta vez na freguesia de Rio de Mouro. A iniciativa contempla uma visita guiada e a realização de várias atividades de cariz ambiental, entre as 10h00 e as 17h00, no Parque Urbano de Fitares. Os SMAS de Sintra vão estar presentes com o “Jogo do Ambiente”.

Com ponto de encontro na área das merendas, às 10h00, o percurso pedestre, que será guiado pelo historiador Júlio Cortez Fernandes, vai proporcionar uma viagem no tempo, permitindo conhecer a história e a biodiversidade deste espaço natural de Fitares, que conjuga a tranquilidade, a diversão e o contacto com a Natureza. Com percurso circular, o trajeto apresenta dificuldade reduzida e a duração de três horas. Limitadas a 30 participantes, as inscrições podem ser efetuadas AQUI.

O Parque Urbano de Fitares será palco de diversas iniciativas destinadas aos mais pequenos, com destaque para o “Jogo do Ambiente” dos SMAS de Sintra, que visa estimular a proteção da natureza e sensibilizar para as questões ambientais, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos, em relação a temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal.

Permitindo contactar de perto com o património natural e histórico-cultural do concelho de Sintra, através de uma visita guiada e da promoção de atividades de natureza ambiental, os Roteiros Bio-Culturais estão a percorrer, ao longo do ano, as 11 freguesias/união das freguesias do concelho, seguindo-se, após Rio de Mouro, a União das Freguesias de Sintra, com a realização de um percurso na zona da Peninha, para assinalar o Dia do Parque Natural de Sintra-Cascais (15 de outubro).

Mais informações sobre este roteiro bio-cultural, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, poderão ser obtidas através do 925207115 ou do e-mail gsat.atividades@cm-sintra.pt.

Atualizado a 28/09/2022