Com recurso a uma empresa da especialidade que utilizou materiais de última geração, foram reparadas, recentemente, duas ruturas nas tubagens da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, equipamento que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e Mem Martins. Para travar este tipo de ocorrências que resultam do envelhecimento dos materiais, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão lançar um concurso público de requalificação, num investimento estimado em 750 mil euros, com um prazo de execução de 18 meses (540 dias). Tal como aconteceu com a intervenção de reparação das duas roturas, durante os trabalhos de requalificação do reservatório, será assegurada a continuidade do abastecimento de água à população e a operacionalidade do sistema.
Devido à reduzida espessura da parede da tubagem da conduta adutora de DN 500, a intervenção de reparação não foi realizada com recurso a métodos tradicionais, sendo utilizado materiais de última geração, como uma liga de aço-silício misturada com polímeros e oligômeros reativos de alto peso molecular, sobre o qual foi aplicado um revestimento de barreira tolerante a humidade para proteção da superfície metálica.
Apesar da duração dos trabalhos, cerca de 24 horas, incluindo a reparação e o tempo de cura de materiais, o abastecimento de água às populações não foi interrompido, com o fornecimento assegurado pela água previamente armazenada nas três células em exploração, tendo apenas sido suspensa a adução (abastecimento) de água ao próprio reservatório.
Para travar a ocorrência de novas roturas na câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, os SMAS de Sintra vão avançar com a respetiva requalificação, num investimento estimado em 750 mil euros.
A intervenção a realizar no Reservatório da Rinchoa, com um prazo de execução de 18 meses (540 dias), abrange a câmara de manobras e as tubagens e acessórios do sistema de adução e distribuição, uma vez que já apresentam sinais de desgaste e corrosão, o que poderá dar origem a roturas e consequente perturbação no fornecimento de água à população. Durante a intervenção, será assegurada a continuidade do abastecimento à população e a operacionalidade do sistema.
A reabilitação integral da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, composto por três células com 5.000 m3/cada, vai contemplar a substituição de todas a tubagens e válvulas, para além da reabilitação de paredes, revestimentos interiores e exteriores e tetos e substituição da cobertura. As obras incluem ainda a instalação de válvulas de seccionamento individual das condutas distribuidoras para Rio de Mouro e Mem Martins, incluindo a medição do caudal individual para cada uma destas zonas abrangidas por este reservatório.