Estão em fase de instalação novos contentores na Avenida dos Missionários, no âmbito da ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares (Rio de Mouro), ao longo da Ribeira das Jardas, e que representa um investimento global do município de 1 milhão e 588 mil euros.

Inserida na empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, a instalação dos novos contentores está a decorrer na Avenida dos Missionários (três pontos de deposição) e na Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro.

Os novos contentores enterrados, com as diferentes valências (indiferenciados, plástico/metal, papel/cartão e vidro), vão aumentar a capacidade de deposição, melhorar a acessibilidade e higiene e valorizar o ambiente. Uma intervenção que se insere na estratégia de renovação de contentorização desenvolvida pelos SMAS de Sintra em todo o concelho, de forma gradual, e que implica um investimento no montante de quatro milhões de euros.

A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, com um prazo de execução de 10 meses, abrange território das uniões de freguesia de Agualva/Mira Sintra e Cacém/São Marcos e da Freguesia de Rio de Mouro.

Além de se desenvolver ao longo da Ribeira das Jardas, numa área aproximada de oito hectares, a intervenção compreende a valorização e requalificação do espaço público, nas imediações da Escola António Sérgio, através de melhoria das condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, reforço da arborização dos arruamentos, criação de ciclovia e revitalização dos espaços verdes existentes.

Em recente visita ao local, o presidente da Câmara de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “o município pretende dinamizar o espaço público, aumentando a oferta lúdica e recreativa e melhorando a qualidade de vida dos munícipes, permitindo que todos desfrutem de novos e requalificados espaços de lazer”.

Atualizado a 14/05/2021