Está concluída a requalificação da Avenida D. Nuno Alvares Pereira, em Agualva, uma empreitada que ascendeu a cerca de 2 milhões de euros. O término da intervenção foi assinalado esta quinta-feira (29 de junho), por ocasião do Dia do Município, com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta. Além da melhoria do espaço público de uma das principais artérias da cidade de Agualva-Cacém, os trabalhos compreenderam a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, com instalação ainda de novos contentores de recolha de resíduos, num investimento global dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) de 390 mil euros.
Numa área de intervenção de 20.250 m2, as obras passaram pelo reperfilamento da artéria, com redução da faixa de rodagem e aumento das áreas pedonais; o reordenamento de estacionamento; a eliminação de obstáculos, como degraus e muretes; a plantação de arborização de alinhamento e ensombramento; e a dotação de mobiliário urbano adequado a várias faixas etárias. A intervenção contemplou, ainda, a criação de áreas verdes e de estadia, para promover a fruição do espaço público, no sentido de potenciar a vivência do espaço e o convívio entre moradores.
Esta empreitada foi lançada em parceria entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra e, além da artéria em apreço, visou melhorar o espaço público e as acessibilidades viárias das respetivas ligações: Travessa dos Bons Amigos, Praceta D. Nuno Álvares Pereira, Rua do Bom Jesus do Alto, Rua Vasco da Gama e Praceta Armada das Índias. Numa primeira fase, as obras decorreram no troço compreendido entre as ruas Afonso de Albuquerque e Luís de Camões, que reabriu à circulação em meados de 2022.
Por parte dos SMAS de Sintra, foi executada a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais e a alteração do modelo de contentorização de recolha de resíduos, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados, com instalação de 21 novos equipamentos. A nova contentorização aumenta a capacidade de deposição, mas também melhora o ambiente urbano, ao reduzir as ocorrências de resíduos depositados anarquicamente nas imediações dos contentores, além de diminuir o espaço ocupado na via pública.
Os SMAS de Sintra aproveitaram ainda a realização desta intervenção para procederem à substituição do troço de uma conduta de diâmetro 250 mm na Travessa dos Bons Amigos, artéria situada entre a Avenida dos Bons Amigos e a Avenida D. Nuno Álvares Pereira, por se tratar de uma conduta muito antiga, com mais de 50 anos, ainda em fibrocimento, um material suscetível da ocorrência de ruturas frequentes, seja pela deslocação natural dos terrenos envolventes, seja até pelas vibrações provocadas pelo intenso tráfego automóvel que, diariamente, atravessa a Avenida dos Bons Amigos.
Com a obra realizada na Travessa dos Bons Amigos, com recurso a tubagem em ferro fundido dúctil, um material mais duradouro, os SMAS de Sintra previnem, desde já, a ocorrência de ruturas naquele troço da conduta de 250 mm, evitando perdas de água e consequentes danos no espaço público, antecipando, ainda, futuras intervenções. Recorde-se que o Município de Sintra já está a elaborar o projeto de requalificação da Avenida dos Bons Amigos, um investimento estimado em seis milhões de euros, que, para além de reordenar o trânsito e o estacionamento no principal eixo rodoviário da cidade de Agualva-Cacém, contemplará a substituição das infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais.