As obras de requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, estão a avançar a bom ritmo, com a primeira zona intervencionada, a Praceta Nau São Rafael, a apresentar já uma imagem renovada após a reabilitação do espaço público e a renovação das infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais. Iniciada em outubro em 2021, a intervenção representa um investimento municipal de 2 milhões e 344 mil euros, com as obras a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) a ascenderem a 436 mil euros.
Constituindo uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, os trabalhos contemplam uma área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, abrangendo a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Panjim, de Damão e Nau São Rafael, numa zona urbana marcada ainda pela proximidade ao projeto de requalificação da ribeira da Laje (avenidas da Bela Vista e Capitães de Abril).
“Os SMAS de Sintra estão a promover a requalificação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e, ainda, a renovação da contentorização de resíduos urbanos, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados, numa empreitada que visa revitalizar esta zona central da freguesia de Algueirão-Mem Martins”, acentua Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra, após visita às obras que estão a requalificar o espaço público com a criação de áreas de recreio, percursos cicláveis e reordenamento dos locais de estacionamento.
O projeto inclui a criação de uma praça central, englobando as pracetas de Goa, de Panjim e de Damão, beneficiando da demolição, concretizada em maio de 2020, do Mercado de Fanares. A nova praça vai dispor de um café/esplanada no local do antigo mercado, sendo prevista a criação de locais vocacionados para a realização de diversos eventos, como mercados e feiras temáticas (velharias, artesanato, sazonais, gastronomia regional…), além da remodelação total do parque infantil com a criação de uma nova zona lúdica.
Esta nova centralidade em Mem Martins vai favorecer a ligação pedonal entre o novo estacionamento da Praceta Nau São Rafael e a estação de comboios, com cerca de 450 metros de extensão. A intervenção contempla igualmente a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje, aberto ao público em 2019, e que permitiu a ligação entre Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.
“À semelhança do que está a suceder na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, em Agualva, e no âmbito da requalificação da centralidade de Paiões, em Rio de Mouro, os trabalhos de reabilitação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, em Algueirão-Mem Martins, estão a ser articulados entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra”, frisou Carlos Vieira, que recordou que as empreitadas dos SMAS de Sintra no Algueirão e na Portela de Sintra contemplam, ainda, a construção de novas ciclovias.
Os SMAS de Sintra estão a investir 5 milhões de euros na freguesia de Algueirão-Mem Martins, com a realização de empreitadas que abrangem as suas três áreas de atuação: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos. Para além da obra na zona do antigo Mercado de Fanares, o principal investimento, no valor de três milhões de euros, está a decorrer no Algueirão, no âmbito de uma empreitada municipal que contempla, ainda, a execução de ligação ciclável e pedonal entre Ouressa e a Igreja do Algueirão. Em Mem Martins, na remodelação da rede de distribuição de água com origem no Reservatório de Ouressa, estão a ser investidos 1,5 milhões de euros.