Após uma intervenção ao longo de 20 horas ininterruptas, inclusive durante o período noturno, os meios operacionais dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) procederam recentemente à reparação de uma rotura na principal conduta adutora que abastece o Reservatório de Ranholas, uma das unidades do sistema de distribuição de água ao concelho de Sintra, em particular à Vila de Sintra. Atendendo à disponibilidade de água no reservatório, foi possível evitar a interrupção no fornecimento de água à população.
Dada a dimensão da rotura e a importância da conduta, de diâmetro 600 mm, os SMAS de Sintra mobilizaram diversos recursos operacionais, tanto humanos como materiais e contaram, ainda, com a colaboração de meios da Câmara de Sintra (CMS) e o apoio da Polícia Municipal e do Serviço Municipal de Proteção Civil. Na intervenção de reparação da rotura, que só foi dada como concluída na manhã de domingo, dia 5 de novembro, com a reabertura da via às 10h30, estiveram envolvidos 21 operacionais dos SMAS de Sintra.
A rotura ocorreu na tarde do passado dia 4 de novembro, cerca das 13h00, na Rua Elias Garcia, vulgarmente denominada de Estrada Nacional 249, na zona entre Mem Martins e o Alto do Forte (Rio de Mouro), tendo provocado significativos danos no pavimento rodoviário, o que obrigou ao corte do trânsito num dos sentidos e impediu o acesso automóvel a uma das principais superfícies comerciais existentes naquela área.
Após a escavação de vala de significativa dimensão, para permitir a viabilização da intervenção e a segurança de todos os intervenientes diretos, os trabalhos consistiram na substituição integral da tubagem onde se verificou a rotura, com recurso a material de maior resistência e durabilidade (Ferro Fundido Dúctil), o que ocorreu já durante a madrugada, com o trânsito a ser reaberto parcialmente na manhã de domingo. Os procedimentos de enchimento da conduta e as manobras de reposição do sistema de abastecimento foram terminados por volta do meio-dia.
O Reservatório de Ranholas é uma das principais unidades do sistema de abastecimento de água ao concelho, sendo constituído por três células, com cinco mil m3 de capacidade/cada, e serve, para além da Vila Velha, São Pedro e Portela de Sintra, áreas urbanas como Vale Flores, Abrunheira, Linhó, Quinta da Beloura (parcialmente) e Alto do Forte (parcialmente). Tendo em conta os consumos domésticos, comerciais (incluindo os relativos ao turismo) e os industriais, por este reservatório passa um total de 10% do volume diário consumido no concelho de Sintra.