A renovação de contentorização na Serra das Minas (Rio de Mouro) está a avançar no terreno, com a instalação de um total de 195 equipamentos enterrados, em substituição de contentores de superfície. A intervenção dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vai ascender a 450 mil euros, contemplando 44 pontos de deposição, com as valências de recolha de resíduos indiferenciados, plásticos/metal, papel/cartão e vidro.
Os trabalhos estão a decorrer, com recurso a meios internos dos SMAS de Sintra, na Rua Américo Farinha, seguindo-se a Avenida João de Deus, após as intervenções já realizadas na Avenida Irene Lisboa e Rua Vitorino Nemésio. A empreitada de renovação de contentorização já avançou, ainda, na Avenida Maria Lamas e na Rua Planeta Mercúrio.
A instalação de nova contentorização na Serra das Minas vai traduzir-se num aumento de 187 mil litros na capacidade de deposição indiferenciada e de 227.200 litros ao nível da recolha seletiva, por se tratarem de equipamentos que variam entre os cinco e os três metros cúbicos, além de um acréscimo de 21 equipamentos.
Além do aumento da capacidade de deposição, os novos contentores vão contribuir para um melhor ambiente urbano, com benefícios em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, e de redução da ocupação do espaço público.
A instalação dos novos contentores está a decorrer na sequência da empreitada de remodelação da rede de abastecimento da Serra das Minas, que se encontra em fase de conclusão e representou um investimento de 1 milhão e 900 mil euros.