
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a remodelar a contentorização de recolha de resíduos no âmbito das obras de requalificação do espaço público por parte da Câmara de Sintra. A simultaneidade das intervenções, incluindo, assim, a substituição de contentores de superfície por enterrados, permite reduzir o impacto para os moradores, assim como potenciar a otimização de meios na realização dos trabalhos. As mais recentes intervenções tiveram lugar no território da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, concretamente na Avenida Aquilino Ribeiro (Massamá), na Rua Coronel Melo Antunes (Massamá) e na Rua Prof. Dr. Virgílio Machado (Monte Abraão).
- Praceta Florbela Espanca
- Avenida Aquilino Ribeiro
- Praceta Fernão Lopes
- Praceta Cesário Verde
No âmbito dos trabalhos de requalificação da Avenida Aquilino Ribeiro, que contemplaram a renovação do pavimento, a eliminação de barreiras arquitetónicas e a melhoria das condições de circulação pedonal, os SMAS de Sintra procederam à instalação de nova contentorização no arruamento e em áreas adjacentes, como as pracetas Florbela Espanca, Fernão Lopes e Cesário Verde, abrangendo 19 equipamentos. Ainda em Massamá, nas imediações do Shopping Center de Massamá, foram instalados novos contentores nas pracetas Francisco Martins (dois pontos) e João de Deus.
- Praceta João de Deus
- Praceta Francisco Martins
Também a Rua Coronel Melo Antunes beneficiou de intervenção de requalificação, com a requalificação do espaço público a fomentar o incremento da mobilidade pedonal e da segurança rodoviária, o aumento da oferta de lugares de estacionamento e a substituição de espécies arbóreas em mau estado fitossanitário. A intervenção compreendeu, ainda, a instalação de equipamentos enterrados de recolha de resíduos urbanos. O mesmo investimento foi realizado na Rua Professor Dr. Virgílio Machado, em Monte Abraão, onde foram realizados trabalhos de reperfilamento do arruamento.
- Rua Coronel Melo Antunes
- Rua Coronel Melo Antunes
No início deste ano, por outro lado, os SMAS de Sintra vão prosseguir a renovação de contentorização enterrada que se encontra em mau estado e mesmo inoperacional. Além de trabalhos já realizados na cidade de Agualva-Cacém (Avenida dos Bons Amigos, Praceta das Descobertas e Rua Afonso de Albuquerque) e no Largo do Palácio Nacional de Queluz, a intervenção de substituição de equipamentos, de modelo Ticino por Moloks, vai abranger, em Massamá, quatro arruamentos: Avenida 25 de Abril (quatro pontos), Avenida Professor Dr. Egas Moniz, Rua da Milharada (dois pontos) e Rua Dr. Contente Fernandes.