Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão investir 380 mil euros na renovação de contentorização de resíduos na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, com a instalação de 181 equipamentos enterrados, divididos por três dezenas de pontos de deposição. Além da substituição de contentores de superfície por enterrados, nomeadamente no âmbito de obras de requalificação de arruamentos por parte da Câmara de Sintra (CMS), os SMAS de Sintra vão proceder à substituição de contentores desativados (denominados de TNL) no território da União das Freguesias, à semelhança do que já sucedeu na Estrada de Paço de Arcos (nas imediações da Escola EB1 n.º 1 do Cacém e na Rua de São Tomé e Príncipe).
A substituição de contentores de superfície por enterrados, num investimento de 150 mil euros e instalação de um total de 51 equipamentos, vai ser concretizado no âmbito de obras de requalificação de arruamentos por parte da Câmara de Sintra, nomeadamente na Rua Elias Garcia/Rua D. Domingos Jardo, Rua Elias Garcia/Rua Marquês de Pombal, Estrada de Paço de Arcos (ao Mercado) e ainda no Largo Gama Barros.
Numa área de intervenção de 5.300 metros quadrados, a requalificação do Largo Gama Barros deverá avançar no segundo semestre de 2023, num investimento municipal da ordem dos 424 mil euros. Com um prazo de execução estimado em seis meses, a empreitada vai incluir a renovação da contentorização, para além da melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais, mas sem esquecer a execução de percursos pedonais, a plantação de novas árvores e a criação de área de estadia. Situado nas imediações da Escola Básica Gama Barros, o largo vai ser dotado de mais 127 lugares de estacionamento.
Para além da substituição dos equipamentos de superfície por enterrados, que está dependente do período de execução das obras por parte da CMS, os SMAS de Sintra vão proceder à substituição dos contentores TNL desativados na freguesia, correspondentes a 80 equipamentos e um investimento de 232 mil euros, numa intervenção a iniciar no primeiro trimestre de 2023 e a decorrer de forma gradual.
Recorde-se que, em 2021, os SMAS de Sintra procederam à requalificação da contentorização em São Marcos e no Casal do Cotão, através da renovação do revestimento de 115 equipamentos, divididos por 28 locais de deposição. Além da reabilitação dos contentores, que representou um investimento de cerca de 35 mil euros, o novo revestimento assume-se como um inovador suporte comunicacional, desafiando os munícipes a fazerem melhor pela sustentabilidade ambiental. “Separe e acondicione os seus resíduos”, “Coloque os resíduos dentro dos contentores”, “Se o contentor estiver cheio, procure o mais próximo” são alguns dos conselhos que constam do revestimentos instalados, centrados na mensagem “Fazer melhor pela sustentabilidade ambiental”.