Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a remodelar as instalações elétricas do Reservatório Apoiado, Estação Elevatória e Reservatório Elevado das Pedras da Granja, um conjunto de infraestruturas que integra o sistema de abastecimento da zona ocidental do concelho de Sintra, englobando a freguesia de Colares e parte do território da União das Freguesias de Sintra, em particular as localidades da Várzea de Sintra, Morelinho, Nafarros e Janas, mas também povoações da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, como Fachada, Codiceira, Chilreira e Aldeia Galega.
Assumindo-se como unidades muito importantes para uma vasta área situada em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, a empreitada em curso, num investimento de 66 mil euros, visa responder às exigências legais e regulamentares ao nível da instalação elétrica, assegurando a manutenção do regular abastecimento de água potável à população.
Com um prazo de execução de 30 dias, a empreitada consiste na requalificação das instalações elétricas, com substituição do ramal de entrada, caixa de contagem de energia e quadro geral, assim como a execução de novos circuitos de iluminação e tomadas, no edifício de entrada do recinto, para além de obras ao nível da iluminação exterior. A intervenção compreende, ainda, a remodelação total dos circuitos elétricos da câmara de manobras, do reservatório elevado e sala de tratamento de água.
Com um sistema elétrico que já apresentava algumas debilidades que podiam comprometer a exploração das instalações, os trabalhos visam a manutenção das normais condições de funcionamento, numa primeira instância, do Reservatório Apoiado das Pedras da Granja, que apresenta uma capacidade de 5.000 m3, que constitui a unidade central do sistema de abastecimento à zona ocidental do concelho. Neste reservatório tem origem uma conduta distribuidora, de diâmetro variável entre 600 e 250 mm, que se desenvolve até ao Reservatório de Casas Novas. Ao longo do trajeto, esta conduta abastece os reservatórios de Morelinho, Janas e, através deste último, o da Praia das Maçãs, sendo responsável ainda pelo fornecimento de água ao Reservatório do Mucifal.
No mesmo recinto, situado no lugar do Casal da Granja de Cima, está implantada a estação elevatória e respetivo reservatório elevado, que asseguram a distribuição de água na zona envolvente, nomeadamente a localidades já pertencentes à União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, que também vão beneficiar da empreitada que se encontra em fase de execução.