O Reino do Natal regressa, entre quarta e sexta-feira, ao Parque da Liberdade, com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) a continuarem a dinamizar atividades de educação e sensibilização ambiental. Na manhã desta quarta-feira, o destaque recai na pintura de t-shirts de Natal, enquanto a tarde está reservada à realização de pequenas atividades de natureza científica. Nos restantes dias, durante as manhãs, a Economia Circular estará no centro das atenções, com as tardes destinadas ao “Jogo do Ambiente” (quinta-feira) e pinturas faciais (sexta-feira).

Após o fim de semana de Natal, a Vila Património Mundial volta a encher-se da magia própria da quadra, com fadas, duendes, bonecos de neve e renas, sem esquecer a presença do Pai Natal. No espaço dos SMAS de Sintra, prosseguem as iniciativas que pretendem sensibilizar, miúdos e graúdos, para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis. Até sexta-feira, para além da pintura de t-shirts de Natal e das atividades de cariz científico, sob a denominação de “Luzes de Natal e Estrela Mágica”, as atenções centram-se na Economia Circular, potenciando a reutilização de resíduos para os mais pequenos darem asas à imaginação, nomeadamente com o tradicional “Jogo do Galo”, através do recurso a tampas de embalagens de plástico.

Na tarde de quinta-feira, será a vez da dinamização do “Jogo do Ambiente”, em que são colocadas questões sobre temáticas ambientais. Destinado aos mais pequenos, este jogo visa, de uma forma lúdica e pedagógica, estimular a compreensão das questões ambientais, abordando as valências dos SMAS de Sintra, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos, em relação a temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal.

A fechar a semana, antes da passagem de ano, estará de volta a Palhaça Patanisca para sensibilizar para as questões da preservação do Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou corporal, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até um trabalho mais elaborado, como a “Princesa Gota d’Água”, “o Pirata dos Ecopontos nunca navegados” ou o “Super-Torneira, numa atividade marcada pelo afeto da personagem do palhaço com a criança ou mesmo o adulto. O incentivo ao consumo da água da torneira, mas também à poupança deste recurso vital, assim como a sensibilização para o incremento da recolha seletiva, são mensagens presentes ao longo da atividade.

Recorde-se que as atividades natalícias promovidas pelo Município de Sintra, este ano até ao dia 6 de Janeiro, compreendem, ainda, o Mercado de Natal, no Largo do Palácio da Vila, todos os dias das 10h00 às 19h00, e no Newsmuseum. Nos dias 5 e 6 de janeiro, às 18h00, 19h00, 20h00 e 21h00, será apresentado o videomapping “Dia de Reis” na fachada do Palácio Nacional de Sintra. O Reino de Natal poderá ser visitado das 11h00 às 19h00 (de 28 a 30 de dezembro e de 4 a 6 de janeiro).

Mais informações em https://www.smas-sintra.pt/reino-natal/

Atualizado a 03/01/2023