O Reino de Natal está de volta à Vila de Sintra e, no período entre 1 e 31 de dezembro, o Parque da Liberdade vai ser palco de muita animação, mas também de educação e sensibilização ambiental por parte dos SMAS de Sintra. Num espaço próprio, na denominada área institucional, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra vão proporcionar variadas atividades, no âmbito das suas três áreas de atuação: abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos. Com a inauguração agendada para este domingo, pelas 11h00, este evento promete que a Vila Património Mundial será o principal palco de animação da quadra natalícia, mas em que não serão descuradas as questões ambientais. No primeiro dia, a cargo dos SMAS de Sintra, a manhã será dedicada à atividade “Viver a Água”, enquanto a tarde está reservada para a Palhaça Patanisca e as suas pinturas faciais sobre Ambiente.

 

Na primeira semana, após um ligeiro interregno na segunda e terça-feira, a animação volta ao Parque da Liberdade no dia 4 de dezembro e assenta arraiais até domingo, aos dias úteis das 9h00 às 17h00 e no fim de semana das 11h00 às 19h00, no primeiro caso predominantemente para o público escolar e no sábado e domingo a pensar nas famílias. No espaço dos SMAS de Sintra, pode contar com um sempre atrativo “Natal Elétrico”, uma introdução ao mundo da eletricidade; o “Puzzle Gigante”, para promover a sustentabilidade ambiental de forma pedagógica; um “Jogo Missão H2 O”, que visa incrementar e desenvolver os conhecimentos em torno da importância do recurso água; e a atividade “Separar é Divertido”, que pretende fomentar a correta separação dos resíduos urbanos e o seu encaminhamento para reciclagem.

Nas tardes de fim de semana, entre as 15h00 e as 18h00, um destaque particular é conferido à Oficina de Construção de Marionetas “Dá vida à reciclagem”, que vai sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente, incentivando à reutilização e reciclagem, consciencializando para o reaproveitamento de materiais. As crianças, em particular, mas também toda a família, vai ser envolvida na construção de uma marioneta, com miúdos e graúdos a serem despertos para a criatividade através da reutilização de embalagens e a serem sensibilizados, ainda, para esse mundo imaginário da marioneta.

A par dos espaços tradicionais da quadra, com destaque especial, naturalmente, para a Casa do Pai Natal, o evento vai ser marcado por muita animação. Desde logo, no momento da inauguração (1 de dezembro, às 11h00), com a presença de animadoras em andas a interagirem com as pessoas, a atuação da banda itinerante Dixie Band, a chegada do Desfile Motard e espetáculo de circo itinerante. No fim de semana, o Reino de Natal vai contar com a  presença de Gigi e Jojo que, pedalando o seu fantasioso triciclo, passeiam as suas respetivas lojas ambulantes. Quem passar por esta dupla, terá a possibilidade de criar a sua composição para um postal de Natal em família e ainda posar para uma foto “polaroide” que, aplicada a uma base de postal pré-impresso, será entregue aos participantes como registo analógico e físico da experiência.

Na Vila de Sintra, para além do Reino, também o Mercado de Natal vai animar o Largo do Palácio da Vila, proporcionando a aquisição de prendas únicas e oferecendo um programa de animação paralelo. No sábado dia 14 de dezembro, às 15h00 e às 16h00, o Terreiro Rainha Dona Amélia será palco da atuação da Orquestra de Foles, pela Associação Gaita de Foles, com dois momentos musicais acústicos a partir de reportório de Natal e saloio. No domingo seguinte, para as 15h00, está agendado um Desfile de Natal com a participação do Pai Natal, animadores em andas e em monociclos e duende malabarista. No fim de semana seguinte, dia 21 às 15h00, destaque para as “7 Mascotes de Natal” e, no dia 22 às 15h00, vai ter lugar o Twin Circus, um espetáculo de inspiração circense com animadores a efetuarem malabarismo com bolas e massas em monociclo e equilibrismo em bola gigante.

Com entrada gratuita, o Reino de Natal mantém o seu carácter solidário, com os visitantes a serem desafiados a oferecer um bem alimentar não perecível ou ração para animais. Com 70 mil visitantes no ano passado, a componente solidária traduziu-se na recolha de 11.556 produtos alimentares e 850 alimentos para animais, contribuindo para apoio solidário às famílias do concelho, no âmbito do Programa de Apoio Alimentar.

Mais informações em https://www.smas-sintra.pt/reino-natal/

Atualizado a 30/11/2024